Itaipu divulga novos editais para concessão de patrocínios – saiba mais

Prazos e documentos para inscrever projetos em áreas como esporte, cultura e eventos já estão disponíveis no site da binacional.

A diretoria brasileira de Itaipu publicou, em seu site oficial na internet, os novos editais de seleção pública para a escolha de patrocínio, voltados a projetos nas áreas de esportes, cultura e feiras municipais (aniversário de um município, por exemplo).

Leia também:
Edição 2024 do Banco de Projetos de Itaipu está com inscrições abertas

As inscrições das propostas poderão ser feitas a partir dos dias 1.º de novembro (esportes), 1.º de dezembro (ações culturais) e 1.º de janeiro de 2025 (feiras municipais), com início de tramitação por meio da internet.

“A proposta com os novos editais é centralizar os pedidos de patrocínio em períodos específicos, otimizando a gestão e a alocação de recursos”, informa Itaipu em material distribuído à imprensa.

“Esta medida permite maior controle sobre a prestação de contas e garante que os investimentos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. Ao mesmo tempo, reforça o compromisso de Itaipu com as comunidades locais e com a promoção do desenvolvimento sustentável”, complementa.

Atualmente, Itaipu define como área de influência os 399 municípios do Paraná e outros 35 da porção sul do estado do Mato Grosso do Sul, totalizando 11 milhões de pessoas.

Para o diretor-geral brasileiro da binacional, Enio Verri, o lançamento dos editais cria um processo claro, acessível e inclusivo para as entidades sem fins lucrativos, reforçando o compromisso de Itaipu com a transparência.

“Assim, Itaipu garante que a seleção seja baseada em critérios justos, promovendo a equidade e oferecendo oportunidades iguais a todas as organizações que compartilham nossa visão de desenvolvimento sustentável”, afirma Verri, citado pela assessoria.

Os valores que Itaipu destinará a eventos esportivos serão de até R$ 3,5 milhões, o mesmo que para feiras e exposições. Já para propostas da área cultural o investimento da binacional será de até R$ 3 milhões, resultando em R$ 10 milhões para os três editais.

Para avaliar a importância do projeto, Itaipu levará em conta o potencial de comunicação envolvido, com público e contrapartidas; gratuidade das ações; e ações efetivas promovidas pela entidade que solicita o patrocínio nas áreas de equidade de gênero, cor, etnia, idade, orientação sexual e capacidade física ou mental. Será levado em conta ainda o potencial de replicação do projeto a ser patrocinado.

Os editais com as novas normas estão publicados na página de Itaipu na internet: https://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios.

Prazos dos editais

Esportes: inscrições entre 1.º de novembro de 2024 e 30 de novembro de 2024. O resultado será divulgado até 31 de dezembro de 2024.

Ações artístico-culturais: de 1.º de dezembro de 2024 a 31 de dezembro de 2024. A divulgação dos projetos selecionados será feita até 31 de janeiro de 2025.

Feiras e exposições municipais: entre 1.º de janeiro e 31 de janeiro de 2025, com seleção e divulgação do resultado até 28 de fevereiro de 2025.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.