O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, foi um dos representantes do Brasil no ato de abertura da Cúpula do Futuro, ocorrido no último domingo (22), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Leia também:
Na ONU, diretor de Itaipu destaca investimentos na COP 30
Verri acompanhou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que discursou no evento. Anteriormente, o diretor participou de reuniões e encontros tendo como foco questões como transição energética e a realização da COP 30 na Amazônia.
Com dois dias de duração, a Cúpula do Futuro foi encerrada nessa segunda (23), com a aprovação do Pacto para o Futuro, documento contendo compromissos sobre reformas no sistema multilateral.
Para Lula, a janela de oportunidade para que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam atingidos está fechando-se, com possibilidade de que apenas 17% das metas da Agenda 2030 sejam atingidas dentro do prazo.
“Os níveis atuais de redução de emissões de gases do efeito estufa e financiamento climático são insuficientes para manter o planeta seguro”, avaliou o presidente brasileiro.
Na opinião de Enio Verri, “Lula trouxe preocupações centrais do nosso tempo. O mundo enfrenta desafios críticos, como as transformações climáticas, a formulação de um novo modelo de governança global, o combate à fome, e mais do que nunca é urgente que essas discussões extravasem para ações efetivamente concretas por parte de governos e da sociedade civil”.
Itaipu é participante habitual em eventos organizados pela ONU, com sua atuação em áreas como regeneração ambiental e gestão de águas transfronteiriças sendo vista como um bom exemplo pela entidade multilateral.
Comentários estão fechados.