Itaipu pode contribuir para a transição energética de países da África

Proposta foi apresentada no primeiro dia do Fórum Brasil África 2024, que acontece na cidade de São Paulo (SP).

A experiência de Itaipu no desenvolvimento de tecnologias para a produção de energia limpa, como biogás e hidrogênio verde, poderá contribuir para a transição energética e para o crescimento sustentável dos países do continente africano.

Leia também:
Itaipu e Petrobras discutem parceria para a inovação tecnológica

Foi o que afirmou, nessa segunda-feira (14), o diretor-geral brasileiro da binacional, Enio Verri, durante o primeiro dia do Fórum Brasil África 2024, que acontece na cidade de São Paulo (SP), com a organização do Instituto Brasil África (Ibraf).

Verri participou da sessão plenária “Energia renovável: pilar fundamental para a construção de um futuro energético sustentável”, ao lado de lideranças empresariais, representantes de conselhos e órgãos públicos e da academia.

“Estamos à disposição, via Ministério de Relações Exteriores e Ministério de Minas e Energia, para a construção de parcerias e transferência do conhecimento que já temos acumulado”, reforçou o diretor, citado pela assessoria de Itaipu.

Entre as iniciativas citadas por Verri, destaque para ações como a primeira planta-piloto do Brasil para a produção de petróleo sintético a partir do biogás, com foco no combustível sustentável para aviação, e para a futura geração de energia solar no lago de Itaipu.

O diretor também defendeu a criação de um fundo para financiar ações de descarbonização das nações com menos recursos, como os países da África e da América Latina, com dinheiro oriundo dos setores que mais poluem o meio ambiente.

“Os recursos advindos da venda do petróleo, que não será eliminado de uma única vez, serão grandes instrumentos para financiar a transição”, argumentou.

O Fórum Brasil África 2024 prosseguirá até esta terça-feira (15), tendo como tema central “Investimento em Infraestrutura para Impulsionar o Desenvolvimento Sustentável no Brasil e na África”.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.