Itaipu Binacional recebeu, nessa quarta-feira (6), a 1.ª Conferência Internacional Conjunta com a Associação Ibero-Americana de Entidades Reguladoras de Energia (Ariae) e a Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Portuguesa (Relop).
Leia também:
Comitiva da Agência Internacional de Energia visita Itaipu
O evento, no Cineteatro dos Barrageiros, em Foz do Iguaçu, teve a parceria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os principais temas em debate foram a transição energética, descarbonização, modernização da regularização tarifária e desafios trazidos pelas mudanças climáticas.
“Este fórum anual visa compartilhar experiências e melhores práticas, destacando a importância da regulação para a estabilidade dos investimentos em infraestrutura”, afirmou o diretor-financeiro brasileiro de Itaipu, André Pepitone.
“As agências reguladoras garantem a transparência, previsibilidade e segurança jurídica necessárias para atrair investimentos e promover o desenvolvimento do setor elétrico”, complementou.
O presidente da Relop e diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, comentou que, além da resiliência aos eventos climáticos, a inclusão é um dos principais desafios contemporâneos.
“A energia elétrica é essencial para o desenvolvimento social e econômico, e o desafio é equilibrar a necessidade de investimentos com tarifas acessíveis. Através de uma regulação transparente, inclusiva e previsível, podemos alcançar esses objetivos”, disse.
O vice-presidente da Ariae, Rodrigo Rodriguez, por sua vez, considerou que o Brasil, com 87% de matriz renovável, e a usina binacional de Itaipu são exemplos de produtores de energia limpa.
“Estamos em um símbolo mundial de geração hidroelétrica renovável. Nossos países já contribuem significativamente para a descarbonização com um mix energético diversificado. O desafio é garantir que essa transição seja justa, sustentável e aceitável em termos de preços de energia”, frisou.
A Associação Ibero-Americana de Entidades Reguladoras da Energia (Ariae) foi formalmente constituída em 17 de março de 2000, em Buenos Aires, com foco na cooperação. Atualmente, reúne reguladores de 19 países ibero-americanos.
Já a Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Relop) existe formalmente desde 2018, reunindo 12 agências reguladoras de seis países lusófonos situados na América, Europa e África.
Em paralelo, Foz do Iguaçu receberá, entre hoje (7) e amanhã (8), os seguintes eventos:
– XXV Reunión Anual de Reguladores de la Energia (Ariae);
– XIV Assembleia Geral da Ariae;
– XX Assembleia Geral da Relop; e
– Workshops promovidos pelos Grupos de Trabalho da Relop.
(Com informações de Itaipu Binacional)
Comentários estão fechados.