
Itaipu deu início, na última terça-feira (1.º), à 12.ª Campanha de Limpeza do Lago, promovida em parceria com associações de pescadores. A ação integra o convênio Linha Ecológica, firmado entre a binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros.
Leia também:
Veja as fotos do filhote de harpia nascido no refúgio em Foz do Iguaçu
De acordo com Itaipu, 12 colônias, totalizando 353 pescadores, participarão da campanha, que abrangerá dez municípios da região. A empresa fornecerá insumos como materiais e combustíveis para as ações.
Os oito mutirões de limpeza ocorrerão ao longo do mês de abril, com expectativa de retirada de até 30 toneladas de lixo do reservatório.
Conforme Itaipu, a campanha tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a destinação correta dos resíduos e valorizar o papel das comunidades pesqueiras. Além disso, os materiais recicláveis recolhidos receberão a destinação correta.
O lixo removido no lago também inclui materiais com risco de contaminação do ambiente aquático, como embalagens de agrotóxicos.
Representante da Divisão de Reservatório de Itaipu, Rinaldo Antonio Ribeiro Filho destacou que a empresa conhece a importância dos pescadores para a preservação.
“Eles estão todos os dias no lago. Portanto, são os primeiros a enxergarem qualquer problema. Daí a importância de valorizar os pescadores, pela atividade extrativa que é a renda dessas pessoas, e pela atuação como agentes ambientais”, apontou.
Campanha no lago de Itaipu
O primeiro dia teve a participação da Colônia Z12, de Foz do Iguaçu, com 22 pescadores distribuídos em 11 embarcações. Como resultado, houve a coleta de cerca de duas toneladas de resíduos no lago.
As próximas ações acontecerão em Santa Terezinha de Itaipu (4/4), São Miguel do Iguaçu (8/4), Itaipulândia (11/4) e Santa Helena (15/4), bem como em Entre Rios do Oeste e Pato Bragado (17/4), Marechal Cândido Rondon e Mercedes (24/4) e Guaíra (30/4).
(Com informações de Itaipu Binacional)