Itaipu e Corpo de Bombeiros fazem treinamento de resgate em Foz do Iguaçu

Atividade ocorreu nas águas rápidas do Canal Itaipu; socorristas simularam emergência com um carro preso em meio à correnteza.

Itaipu Binacional e Corpo de Bombeiros do Paraná promoveram, na última sexta-feira (28), em Foz do Iguaçu, um treinamento especial de resgate.

Leia também:
Equipe de Foz do Iguaçu leva carro para disputa em Indianápolis (EUA)

A atividade ocorreu nas águas rápidas do Canal Itaipu, usadas para a prática de canoagem slalom. No local, um veículo ficou parcialmente submerso em meio à correnteza para simular uma ocorrência de enchente ou transbordamento.

Participantes do treinamento na usina de Itaipu.
Participantes do treinamento na usina. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

De acordo com Itaipu, 35 bombeiros militares participaram do treinamento, vindos de todas as partes do Paraná. Socorristas da binacional, que conta com um quadro próprio de bombeiros, acompanharam de perto a ação.

Conforme o subcomandante do Grupamento de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros, capitão Hunzicker, a escolha do local teve uma razão tática.

“O canal oferece um cenário ideal para o treinamento, permitindo o controle preciso do fluxo de água”, explicou. “Podemos fechar a barragem, adicionar obstáculos e ajustar o volume de água conforme necessário, garantindo condições perfeitas para a prática.”

Nos dias anteriores ao simulado com o veículo, as equipes realizaram treinamento de remo e de resgate em águas rápidas, incluindo descidas de corredeira.

Parceria entre Itaipu e Corpo de Bombeiros

Thiago Salvalágio Brandão, bombeiro de Itaipu, valorizou o aprendizado no exercício, bem como o intercâmbio com os colegas de profissão.

“Aprendemos muito durante o curso. O pessoal do Corpo de Bombeiros Militar está de parabéns pela excelente instrução que nos proporcionou. Eles nos ensinaram todas as técnicas, que estão sempre evoluindo”, apontou.

Já Angel Cardoso Sanches, um dos treinadores da equipe de canoagem do Projeto Meninos do Lago no Canal Itaipu, participou do simulado no papel de vítima.

“Hoje de manhã (28), entrei no carro e senti o desespero da água vindo. Foi uma experiência muito intensa, apesar de tudo estar controlado, com muitos bombeiros presentes”, rememorou.

(Com informações de Itaipu Binacional)

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.