Artista da APAE de Foz do Iguaçu doa obra sobre a usina de Itaipu

Feita inteiramente com lápis de escrever, ilustração demorou três meses para ficar pronta; trabalho foi presenteado à binacional.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, recebeu uma visita ilustre nessa segunda-feira (17) em seu gabinete na sede da binacional.

Leia também:
Itaipu destaca a importância dos 15 anos da Unila para o Brasil

Claudinei Raimundo, artista da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), esteve no local para presentear a empresa com uma obra de arte.

Diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, recebeu o quadro em nome da empresa.
Diretor-geral brasileiro, Enio Verri, recebeu o quadro em nome da empresa. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

De acordo com Itaipu, Claudinei tem 45 anos e frequenta a APAE de Foz do Iguaçu desde a infância, por conviver com uma deficiência intelectual.

O artista desenvolveu o talento pelo desenho e já retratou várias paisagens da região. A mais difícil, conforme ele, foram as Cataratas do Iguaçu. Por outro lado, o desenho da barragem de Itaipu, recriada nos mínimos detalhes, demorou três meses para ficar pronto.

“O povo paranaense tem muito orgulho dessa usina hidrelétrica, que, agora, serve de modelo para uma obra de arte tão bonita como essa”, comentou Enio Verri, ao receber o quadro.

Após a doação da ilustração, Claudinei e acompanhantes receberam o convite para uma visita especial à usina de Itaipu. O roteiro passa por locais como a área interna da casa de máquinas, onde ocorre a produção de energia.

Artista usou uma foto como base para desenhar os detalhes da barragem.
Artista usou uma foto como base para desenhar os detalhes da barragem. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Fundada em 1977, a APAE de Foz do Iguaçu atende a inúmeros alunos com talentos artísticos de destaque.

Apoio de Itaipu à APAE

Em material distribuído à imprensa, a diretoria brasileira de Itaipu ressaltou que presta apoio aos projetos desenvolvidos pela APAE de Foz do Iguaçu. A entidade costuma participar dos editais de seleção de organizações sociais, abertos pela binacional.

“Há anos, a Itaipu ajuda a APAE de Foz do Iguaçu. Por isso, viemos aqui fazer esse agradecimento”, disse o presidente da entidade, Leonardo Correa Lugon.

Atualmente, a instituição atende quase 500 pessoas, em duas unidades na Terra das Cataratas. A sede principal fica na Avenida Paraná, n.º 1.536.

(Com informações de Itaipu Binacional)

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.