
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decidiu antecipar a vacinação contra a gripe no Paraná para a próxima terça-feira, 1.º. Assim, estão sendo distribuídas às cidades 332 mil doses, por meio de 22 regionais de saúde.
O imunizante foi enviado pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra a influenza deve ser feita em crianças a partir de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes, conforme a gestão federal.
“Aqui no Paraná, estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas”, frisa o secretário de estado da Saúde, Beto Preto. Porque a “sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação.”
Assim, Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a influenza seguirá no modelo de campanha. São trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, por exemplo.
Por ter sido incorporada ao calendário nacional, pela primeira vez a vacina da gripe ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Assim, a imunização será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
Vacina da gripe
A vacinação minimiza a carga viral e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, conforme a Sesa. Assim, reduz “os sintomas nos grupos prioritários, além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde”.
O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
(Com informações da Secretaria de Estado da Saúde)