A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é destaque em mais um ranking internacional, ao lado das demais instituições de ensino superior paranaenses. O levantamento coloca as universidades entre as melhores do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Fiéis iniciam celebração a Nossa Senhora Aparecida no santuário em Itaipulândia
O estudo é da empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em consultoria educacional e classificações acadêmicas. O levantamento abrange 437 universidades de 23 países da América Latina e Caribe, sendo 96 instituições do Brasil.
Foram duas classificações das estaduais no top 50 do ranking, no bloco latino-americano, reconhecidas pela qualidade acadêmica e excelência em pesquisa. A qualificação das instituições de ensino superior foi divulgada na semana que passou.
As estaduais do Paraná obtiveram os melhores resultados em quase todos os critérios avaliados, principalmente nos aspectos referentes à capacidade de produção de conhecimento. Foram consideradas as atividades de pesquisa.
A Unioeste conquistou uma posição no desempenho geral, passando do 59.º para o 58.º lugar nacional do ranking, o que a mantém na faixa 201–250 das universidades latino-americanas.
As universidades estaduais obtiveram, ainda, a seguinte classificação pela Quacquarelli Symonds (QS):
- UEM: 27.º lugar;
- UEL: 34.º;
- UEPG: 56.º; e
- Unicentro: 82.º.
“Os resultados refletem o comprometimento das universidades estaduais do Paraná com a educação e a pesquisa de qualidade, e confirmam a capacidade de inovação das instituições”, enfatizou a Agência Estadual de Notícias (AEN). A classificação é considerada uma das principais do mundo.
O levantamento contempla critérios como a reputação acadêmica, o impacto da pesquisa e a proporção entre professores e estudantes, bem como a percepção da empregabilidade dos profissionais egressos. Ao todo, são oito fatores.
Quacquarelli Symonds
Fundada em 1990, a Quacquarelli Symonds, além do ranking, organiza feiras de educação e fornece informações sobre cursos e programas acadêmicos. A empresa conta com escritórios em vários países, incluindo o Brasil.
(As informções são da Agência Estadual de Notícias.)
Comentários estão fechados.