Turismo religioso planeja ações para seguir crescendo no estado

O 7.º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em abril, será em Foz do Iguaçu, na região trinacional do Brasil, Paraguai e Argentina.

O segmento de turismo religioso comemora bons resultados obtidos no ano passado e já planeja ações para continuar crescendo em 2025. Em abril, o 7.º Fórum Paranaense de Turismo Religioso será realizado em Foz do Iguaçu, na fronteira, como uma das ações do calendário.

As iniciativas são conduzidas em âmbito estadual pela Secretaria de Turismo (Setu-PR) e pelo Comitê de Turismo Religioso do Paraná. Esse colegiado surgiu de um grupo de trabalho que evoluiu para a condição de comitê.

Para este ano, o trabalho visa a fomentar a integração entre os setores, incentivando o empreendedorismo dentro do segmento. Está previsto um amplo mapeamento para identificar os potenciais turísticos estaduais, além de metas de qualificação integrada de profissionais.

Evento em Foz do Iguaçu

O 7.º Fórum Paranaense de Turismo Religioso é um evento consolidado, reunindo líderes religiosos, empresários e profissionais. O objetivo é abrigar todas as matrizes religiosas, celebrando a harmonia, o respeito e a convivência democrática.

Foz do Iguaçu, sede do evento, conta com atrativos ligados à fé cristã. Entre os espaços considerados sagrados, estão o templo budista, terreiros e tendas de umbanda e candomblé, além de uma vasta comunidade islâmica com mesquita.

Além disso, o Comitê tem como foco para 2025:

  • fortalecer a identidade regional por meio do turismo;
  • ampliar a divulgação de atividades e roteiros ligados ao turismo religioso paranaense;
  • desenvolver novos planejamentos estratégicos voltados ao setor;
  • trabalhar na composição e articulação de novas legislações para a área.

“Iniciamos o ano já com uma reunião para discutir qual será nossa atuação primária e entendemos que a divulgação é importante, mas a integração dos cultos com o setor é ainda mais necessária”, afirma o coordenador do Comitê, Eliseu Rocha. Isso inclui expor o turismo aos líderes e comunidades religiosas.

Turismo religioso

Em 2024, foram promovidos fóruns, simpósios, cursos de capacitação e promoção de rotas que movimentaram o turismo religioso no Paraná. Neste ano, a expectativa é ampliar as ações e divulgar os potenciais ligados à fé em todo o estado.

“Agora, com o Comitê, podemos identificar e entender melhor as demandas desse recorte tão importante para o setor estadual”, avalia o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes. “Com foco no que temos de melhor e no que ainda precisa ser aprimorado”, conclui.

Composição

O Comitê de Turismo Religioso do Paraná é formado por 21 instituições, além de estar vinculado a quatro rotas religiosas: a Rota do Rosário (no Norte Pioneiro e Campos Gerais), os Caminhos de Salette (Oeste), o Caminho Santiago de Dois Vizinhos (Sudoeste) e o Caminho das 7 Capelas (Oeste).

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.