Testes rápidos de dengue serão entregues às cidades do Paraná

Ministério da Saúde repassou ao estado 359,9 mil kits; partilha seguirá número de notificações.


Repassados pelo Ministério da Saúde (MS) ao Paraná, 359,9 mil testes rápidos de dengue serão entregues às cidades. A distribuição será pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A partilha seguirá o número de notificações da doença em 2024. A remessa decorre de ação do MS para apoiar o diagnóstico e a identificação precoce dos casos.

Os testes rápidos ajudam a ampliar a assistência na rede de atenção à saúde, formada pelas unidades básicas e de urgência e emergência. A recomendação é para detecção de dengue NS1.

O teste deve ser aplicado até o quinto dia do início dos sintomas. É usada uma pequena amostra de sangue do paciente.

Dengue nas cidades

O material será distribuído entre as 22 regionais de saúde do estado e chega ao Paraná no momento de crescimento do número de casos de dengue.

“Vale ressaltar que os demais cuidados devem ser mantidos”, lembra o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. “E principalmente manter nossas casas e quintais livres de possíveis criadouros”, enfatiza.

O teste rápido para dengue NS1 em cassete (sangue total/soro/plasma) é para detecção qualitativa de antígeno, explica a Sesa.

O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos aos estados. É a primeira vez que a pasta adota essa ação, que ocorre junto com outras estratégias e com a vacina.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.