
O Procon do Paraná (Coordenação Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor) fará mutirão de renegociação de dívidas a partir deste sábado, 1.º.
A ação ocorrerá até 31 de março, dentro do Mês do Consumidor. A parceria envolve Secretaria da Justiça e Cidadania, órgão ao qual o Procon-PR é vinculado, Secretaria Nacional do Consumidor, Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Os consumidores ainda poderão acessar, gratuitamente, a plataforma Meu Bolso em Dia. A ferramenta oferece conteúdo sobre educação financeira.
“Poderão ser negociadas dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídos com bancos e instituições financeiras”, destaca o secretário de Justiça, Santin Roveda.
Renegociação de dívidas
No mutirão de renegociação de dívidas, poderão ser repactuados débitos como financiamento de veículos ou imóveis. A negociação acontecerá exclusivamente pela plataforma oficial de solução de conflitos consumidor.gov.br.
O consumidor também poderá negociar diretamente com o banco no qual tem conta ou dívida.
Para participar do mutirão de forma on-line, basta o interessado fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov.br. O usuário receberá um login e senha e relata o seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.
Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de dez dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado esse período, para resposta do fornecedor, o consumidor conta com 20 dias para avaliar o retorno dado.
(Agência Estadual de Notícias)