
O Porto de Paranaguá ampliou a produtividade dos navios porta-contêineres por meio do aumento de calado. Trata-se da distância entre o ponto mais profundo da embarcação (quilha) e a superfície da água.
O limite máximo passou de 12,6 metros para 12,8 metros, conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN). Com efeito, o ganho é de aproximadamente 160 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por navio.
A medida foi autorizada pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos. “É uma nova etapa do trabalho que estamos desenvolvendo desde 2019 para tornar o nosso porto cada vez mais eficiente e competitivo no mercado”, disse Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
Porto de Paranaguá
O Porto de Paranaguá é o principal corredor de exportação de frango congelado do mundo, prossegue a AEN. Conta com o maior pátio de armazenamento de contêineres refrigerados da América do Sul – 5.268 tomadas de energia elétrica.
Entre os destaques da movimentação em 2024 estão:
- carne de aves congeladas: líder em exportação, representando 30,5% das cargas movimentadas no terminal;
- plásticos e produtos químicos inorgânicos: representaram 31,4% da importação de contêineres.
Os navios porta-contêineres já passaram por um aumento recente de calado, em novembro de 2024. Outros nove berços e dois píeres também tiveram o calado ampliado.