Pompidou: equipe vem a Foz do Iguaçu para nova etapa do museu de arte

O polo de arte e cultura nas Três Fronteiras, em parceria com o famoso museu francês, prevê R$ 200 milhões em investimentos.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!


Equipe técnica do Centre Pompidou de Paris, França, vem a Foz do Iguaçu para tratativas sobre a nova etapa para a implementação do Museu Internacional de Arte na cidade. A agenda será 18 e 19 de novembro.

O projeto é liderado pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec) e prevê a criação de um polo de arte e cultura nas Três Fronteiras, em colaboração com o equipamento cultural francês. O investimento do Governo do Paraná deve chegar a R$ 200 milhões.

A inauguração Museu de Arte em Foz do Iguaçu está programada 2026. Agora, nessa segunda visita oficial, a equipe do Pompidou se reunirá com representantes da Seec e com o arquiteto paraguaio Solano Benítez, responsável pelo projeto arquitetônico do museu.

A gestão municipal aponta que o espaço contempla uma abordagem unindo sustentabilidade e inovação no uso de tijolos. Solano é premiado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza e promete um design que se integrará à paisagem local e potencializará a presença cultural.

“O museu será mais do que um espaço de exposição, será um ambiente de aprendizado, de troca e de vivência cultural para todas as idades”, expõe a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. O objetivo é atender turistas e moradores de Foz do Iguaçu.

Museu de arte

O plano de trabalho do museu é em parceria entre Seec, Secretaria de Planejamento e Paraná Projetos. A meta é concluir o projeto arquitetônico até janeiro de 2025, para abrir a licitação no segundo semestre. A área tem cerca de 24 mil metros quadrados.

O governo afirma que a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) terá um papel estratégico. A instituição deverá formalizar parceria com o Pompidou, durante a visita na segunda quinzena, para colaborar no intercâmbio cultural.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.