O Governo do Paraná publicou decreto alusivo aos Caminhos do Peabiru, a antiga rota indígena ancestral que conecta Foz do Iguaçu. A intenção é fortalecer o turismo cultural interligando mais de 80 cidades.
LEIA TAMBÉM: Caminhos do Peabiru em Foz do Iguaçu recebe sinalização rústica
A norma cria o Programa Rota Turística do Caminho de Peabiru para implementar e manter essa rede de trilhas que atravessa o Paraná, de Paranaguá a Foz do Iguaçu, e chega ao Peru. O decreto foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
São objetivos do programa:
- estruturar e fomentar o turismo sustentável;
- fortalecer corredores ecológicos, a herança cultural e a promoção do bem-estar;
- consolidar trilhas de longo curso.
Peabiru foi rota foi usada por diversos povos indígenas, como os guaranis, caingangues e xetás. Depois, foi usado por exploradores europeus, jesuítas e incas. Os caminhos serviam à comunicação e comércio entre aldeias e para fins religiosos.
Caminhos de Peabiru
O programa pretende fomentar o turismo nas comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável, e melhorar a conexão entre áreas naturais protegidas e os corredores ecológicos da biodiversidade. A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) vai coordená-lo.
São 84 municípios paranaenses integrantes da iniciativa. Peabiru poderá ser um forte atrativo turístico no Paraná, indutor de emprego e renda e de valorização da cultura e das tradições indígenas, afirma o secretário do Turismo, Márcio Nunes.
“O decreto é um grande passo para o atrativo turístico do Paraná”, frisa. “A Rota Transcontinental Caminhos de Peabiru já é considerada por lei um Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial Paranaense e tem todos os atributos para ser uma rota turística que atraia visitantes do Brasil e do mundo, mesclando ecoturismo e história.”
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)