O programa Paraná + Viagem contemplou mais um grupo de 168 pessoas de cidades do estado que puderam contemplar em Foz do Iguaçu as quedas-d’água mais famosas do mundo: as Cataratas do Iguaçu. Na excursão, mais de 50 pessoas idosas.
A iniciativa, da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), é voltada a pessoas que têm menos oportunidade de viajar e divertir-se. Nessa viagem, foram contemplados moradores de Campo Mourão, no Noroeste, e de Manoel Ribas, Região Central do Paraná.
Eles seguiram rumo às famosas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo, dentro do Parque Nacional do Iguaçu. As cachoeiras internacionais foram eleitas o melhor atrativo do país e da América do Sul pela plataforma TripAdvisor.
Para integrar o Paraná + Viagem, as prefeituras elaboram um plano de trabalho. Se aprovado, recebem recursos estaduais para promover viagens dentro Paraná, com foco na inclusão social e na promoção de uma melhor qualidade de vida aos viajantes.
Os recursos são aplicados em alimentação, hospedagem, transporte, guia de turismo e seguro de viagem. O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, explica que o programa visa à inclusão e à geração de renda para quem vive do turismo.
“Além de ser uma maneira de promover os atrativos do Paraná”, reforça. Isso “incentiva os paranaenses a conhecerem o próprio estado”, afirma Nunes. O pacote ainda abriga o Paraná + Infra, que atua para qualificar a infraestrutura turística, e o Paraná + Eventos, que estimula eventos regionais e geradores de fluxo turístico no estado.
Turismo +60
As pessoas idosas que saíram de Campo Mourão fazem parte do projeto Viaja +60, um braço do programa Paraná + Viagem, viabilizado pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI). O foco é promover o turismo rodoviário acessível e enriquecedor para a população com mais de 60 anos.
“Por meio dessa parceria com a Secretaria do Turismo, conseguimos proporcionar experiências únicas, que não só promovem a saúde física e mental, mas também fortalecem laços sociais e a autoestima dessa população”, expõe a secretária Leandre Dal Ponte. A ação incentiva a sociabilidade e o compartilhamento de experiências.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)