O balanço da malha aérea do Paraná em 2024 inclui investimentos e ampliação de rotas, fortalecendo o turismo e os negócios. O ano fecha com nove voos internacionais sem escala.
Esse número contempla viagens ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e se somam às do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O movimento nos terminais também cresceu.
As novas conexões do Afonso Pena são:
- Santiago (Chile), pela JetSmart, que começou a operar no dia 19 de junho – um voo sazonal, durante a temporada de inverno;
- Buenos Aires (Argentina) pela JetSmart, que passou a operar em 11 de julho;
- Lima (Peru), pela Latam, com início em 28 de outubro;
- Assunção (Paraguai), pela Azul, a partir de 3 de dezembro.
O terminal da região metropolitana de Curitiba dobrou o número de voos internacionais diretos. O aeroporto já operava voos para Montevidéu (Uruguai), pela Azul; Buenos Aires, pela Aerolineas Argentinas e pela Gol; além de Santiago, pela Latam.
Já o aeroporto em Foz do Iguaçu possui um voo internacional a Santiago, operado desde 2022 pela JetSmart. Os dois terminais são administrados pela CCR Aeroportos.
“O Governo do Estado fez investimentos pesados no turismo visando atrair cada vez mais visitantes estrangeiros”, expõe o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. “Focamos muito nos destinos vizinhos sul-americanos, porque eles são os grandes emissores de turistas estrangeiros ao Paraná.”
As novas rotas são fruto principalmente de parceria com a companhia low cost JetSmart. Além de atrair visitantes, permite a paranaenses viajar para os países vizinhos sem a necessidade de escala em outros aeroportos.
Voos no Paraná
Além dos voos internacionais, foram criadas rotas regionais. A ampliação da malha aérea foi acompanhada por iniciativas promocionais, como a campanha Visite o Paraná, da Secretaria Estadual do Turismo.
Foz do Iguaçu
O Aeroporto de Foz do Iguaçu prevê encerrar 2024 com um movimento de 2,13 milhões de passageiros, conforme a concessionária CCR, crescimento de aproximadamente 12% em relação ao ano passado. Em dezembro, a previsão é a de que 180 mil passageiros utilizem o terminal.