O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias pelas vítimas do acidente com o avião que saiu de Cascavel, no Oeste, e caiu em Vinhedo (SP). A aeronave da VOEPASS ia para o Aeroporto de Guarulhos nessa sexta-feira, 9.
A empresa divulgou em seu portal na internet a lista com 62 mortos, entre passageiros e tripulantes. Uma investigação aberta deverá apontar as causas do acidente com o turboélice modelo ATR-72, que fazia o voo 2283.
A tragédia causou comoção nacional. Nas cidades da região, familiares, amigos e instituições lamentam as perdas, como as de oito pessoas ligadas à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), entre professores e egressos da instituição.
O governo do estado manifestou solidariedade às famílias das vítimas e declarou ter colocado “todas as nossas forças à disposição para ajudar”. Autoridades de São Paulo realizam os procedimentos de identificação dos corpos.
Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) recolheram, no local do acidente, os gravadores de dados e de voz da aeronave, as caixas-pretas.
Os equipamentos serão analisados em Brasília (DF). Eles gravam a voz dos pilotos e todo o som da cabine, além das informações técnicas como velocidade da aeronave, inclinação, se estava com os flaps ou o trem de pouso baixado, expôs o Cenipa.
O órgão promete o exame das caixas-pretas com celeridade, mas a investigação vai depender do estado em que os equipamentos foram encontrados.
Comentários estão fechados.