O Paraná promove seus atrativos no maior evento de turismo de natureza e aventura do Brasil. O Abeta Summit é realizado em Foz do Iguaçu, até sábado, 2, recebendo profissionais, gestores, operadores e representantes de instituições privadas do setor, com 600 inscritos.
A programação inclui capacitações, palestras e estandes, tendo o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias do Turismo (Setu) e do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), e do Instituto Água e Terra (IAT). O objetivo é vender o ecoturismo das cidades do estado.
São 400 atrativos paranaenses registrados no segmento de aventura e ecoturismo, além de 73 unidades de conservação, contabiliza a Agência Estadual de Notícias (AEN). Dessas, 25 estão abertas para visitação pública.
A cidade que sedia o Abeta Summit é a Terra das Cataratas e do Parque Nacional do Iguaçu. As quedas-d’água mais famosas do mundo foram eleitas neste ano como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma de viagens TripAdvisor.
“Temos um potencial imenso no estado quando se trata desses segmentos que lidam com a natureza, aventuras e sustentabilidade”, avalia o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. “O Paraná está no caminho certo, porque o futuro do setor está diretamente ligado com os grandes negócios envolvendo o turismo sustentável e a preservação ambiental”, frisa.
Turismo de natureza
O evento possibilita contatos entre municípios, terceiro setor e empresas privadas da região, enfatiza o secretário. Para o espaço da Secretaria do Turismo, empresários do setor foram convidados a apresentar seus produtos e serviços ligados ao ecoturismo.
A empreendedora Raissa Faria, da empresa Tortas Pelo Mundo, levou seus famosos chocolates em formato de pinhão recheado com ingredientes paranaenses. “Trouxemos ingredientes novos, como a guabiroba, mas o destaque fica mesmo pelo chocolate recheado com o Mel do Oeste, um produto da Cooperativa Cofamel, reconhecido pelo selo de Indicação Geográfica”, comemorou.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)