Paraná apoiou mais de 300 eventos turísticos em 2024

Movimentação de público supera 5 milhões de pessoas, com investimentos de R$ 34,5 milhões.

O Paraná apoiou cerca de 300 eventos turísticos realizados em todo o estado em 2024, com uma movimentação de público próxima de 5,1 milhões de pessoas. Os investimentos somam R$ 34,5 milhões.

Confira o canal especial de turismo do H2FOZ.

As ações visam destacar os destinos paranaenses no cenário nacional como referência em turismo. Os resultados se refletem na promoção da economia local, na geração de empregos e na valorização dos atrativos.

Os aportes são da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do programa Viaje Paraná. Grande parte dos eventos foi viabilizada pelo Programa Paraná + Eventos, que promove regionalmente eventos turísticos como shows, feiras, festivais gastronômicos e folclóricos.

A iniciativa integra um pacote de três programas aprovados por lei, junto com o Paraná + Infra e o Paraná + Viagens. As três leis foram propostas pelo Executivo, aprovadas pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo Governo do Paraná.

“Quanto mais programações são realizadas, mais dinheiro é injetado na economia”, ressalta. Dessa forma, o estado recebe mais visitantes e os municípios geram mais empregos com os eventos turísticos, avalia.

Entre os eventos turísticos de fim de ano, destacam-se as programações de Natal apoiadas pelo Governo do Estado em várias cidades. Além disso, ocorrem atividades do Verão Maior Paraná, atraindo turistas ao litoral e às praias de água doce.

Turismo cultural

Neste ano, o turismo cultural se destacou como o segmento com maior apoio do órgão, recebendo R$ 5,9 milhões em investimentos. A Setu e o Viaje Paraná têm promovido a participação de empresários e profissionais do setor em diversos eventos e feiras nacionais e internacionais.

Paraná na vitrine

Considerando as ações promocionais em nível nacional, o Paraná participou de 55 eventos turísticos. Entre os destaques estão o Salão Nacional do Turismo, a Boat Show no Rio de Janeiro e o Festival Internacional de Turismo de Gramado.

Nas feiras, são apresentados produtos e destinos, além de capacitações para agentes de viagens e gestores. Essas ações ajudaram a impulsionar a economia e a posicionar o Paraná como um destino competitivo dentro das operadoras e agências.

Eventos turísticos

As promoções no mercado internacional incluíram a FIT América Latina (em Buenos Aires, Argentina) e a Fitpar (em Assunção, Paraguai). Ao todo, ao longo do ano, os órgãos do turismo estadual participaram de 32 eventos internacionais, com foco no fortalecimento do setor no cenário global.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.