Motos até 170 cilindradas estão livres de pagar o IPVA 2025

A economia média estimada é de R$ 474 por ano para cada proprietário do veículo.


Motocicletas de até 170 cilindradas estão livres de pagar o IPVA 2025 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Paraná. A isenção está em vigor desde o último dia 1.º de janeiro.

LEIA TAMBÉM:
IPVA 2025: donos de veículos já podem emitir as guias; veja o calendário
Mortes de motociclistas mais do que dobram em Foz do Iguaçu

A economia média estimada pelo governo é de R$ 474 por ano para cada proprietário. Sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) em dezembro, a medida beneficia cerca de 732 mil paranaenses, conforme levantamento da gestão estadual.

O objetivo é fortalecer as atividades de categorias como motoboys e entregadores, profissionais que movimentam a economia estadual. “São trabalhadores essenciais que geram emprego e renda, ajudando o Paraná a crescer”, destacou o governador.

Sem pagar IPVA

Na mesma lei, foi introduzida a isenção do IPVA para veículos movidos exclusivamente a gás natural, biometano ou hidrogênio. São ônibus, micro-ônibus e caminhões. A isenção vai até dezembro de 2027, como forma de incentivar o uso de alternativas mais limpas.

O motociclista que optou por utilizar os créditos do Nota Paraná para abatimento do IPVA terá o valor reembolsado até o fim de janeiro, informa a Agência Estadual de Notícias. A quantia será retornada diretamente no aplicativo do programa.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.