
Estudantes da rede estadual já podem inscrever-se para intercâmbio internacional pelo programa Ganhando o Mundo. O governo do Paraná abriu 1.200 novas vagas.
Há opções para países de língua inglesa, como:
Austrália;
Canadá;
Irlanda;
Nova Zelândia; e
Reino Unido.
A ação é mantida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). Ela oferece a oportunidade aos jovens das escolas do estado de cursar um período letivo em outros países, durante cinco ou seis meses.
O objetivo do intercâmcio é o aprendizado cultural e acadêmico, bem como aprimoramento do idioma inglês. E busca formar uma rede de jovens líderes para atuar nas escolas da rede pública estadual.
As inscrições no intercâmbio vão até 24 de abril, exclusivamente pelo site da Seed-PR. Poderão participar estudantes matriculados na 1.ª série do ensino médio e que tenham concluído o 9.º ano do fundamental na rede estadual em 2024.
“O programa dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de famílias humildes, conhecer um país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua”, avalia o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). “Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes.”
Intercâmbio
A seleção ocorre em duas etapas, de inscrição e classificação, considerando o desempenho do aluno e a participação em programas educacionais da rede estadual. As vagas serão distribuídas entre os municípios paranaenses, incluindo cotas a beneficiários do Bolsa Família.
Por país, as vagas para o indtercâmbio são:
- Austrália: 200;
- Canadá: 500;
- Irlanda: 150;
- Nova Zelândia: 200;
- Reino Unido: 150.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)