Comércios, atrativos turísticos e a rede de gastronomia e hoteleira de Foz do Iguaçu se preparam para atender à demanda da alta temporada. O comércio espera vendas 10% maiores em relação às do ano passado, e a expectativa de ocupação em hotéis é de 90%.
No comércio, as vendas tiveram aumento, conforme contabilizado pela Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), com crescimento de 30% no mês. Para o sucesso da alta temporada, os lojistas fizeram compras antecipadas para garantir estoque e preço.
O empresário Laudelino Pacagnan, da Casa Vitória, na Vila Portes, demonstra otimismo. “Além de aumentar o estoque, também contratamos funcionários temporários. Nós tínhamos 60 funcionários, hoje estamos com 74. Foz do Iguaçu, de uma maneira geral, está otimista”, frisa.
Foz do Iguaçu
O turismo colhe bons números ao longo do ano. Apesar de poucos feriadões, 2024 foi um ano em que praticamente não houve “baixa temporada”, mais especificamente na hotelaria. A cidade dispõe de 150 hotéis, com capacidade de 30 mil leitos aproximadamente.
No último feriado prolongado, por exemplo, o da Proclamação da República, a ocupação hoteleira foi de 92% – no ano, a média é 64%. Foz do Iguaçu recebe visitantes de todo o Brasil e de mais de 200 países. A força do setor está muito ligada ao turismo regional, com deslocamento de pessoas de até 800 quilômetros de distância, abrangendo brasileiros e turistas da Argentina, Paraguai e Uruguai.
O que atrai visitantes são os serviços de excelência, a gastronomia internacional, a fronteira e o comércio, com lojas, free shops e shopping centers. Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Parque das Aves e Marco das Três Fronteiras são as principais atrações turísticas.
Os eventos são outro atrativo. De janeiro a outubro deste ano, cerca de 400 alvarás para realização de eventos foram emitidos, conforme a Agência Estadual de Notícias. São feiras, exposições e congressos, como o Foz Internacional Boat Show, encerrado domingo, 1.º, com estimativa de movimentar R$ 30 milhões.
O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destaca a importância da cidade para o turismo estadual. “Foz do Iguaçu retrata muito bem o nível do turismo paranaense, com estrutura qualificada, ações importantes sendo desenvolvidas e mercado engajado”, pontua.
Principal porta de entrada de turistas, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, já recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes. A unidade de conservação registrou importantes picos em janeiro e julho, quando mais 200 mil pessoas estiveram no parque em cada mês.
Destino internacional
A Gestão Integrada do Turismo, que alia poder público e setor privado, está atenta ao marketing promocional e ações para fortalecer o turismo internacional em Foz do Iguaçu. Esse setor também cresce, resultado de divulgação em países como Estados Unidos e Canadá, bem como de novas rotas aéreas.
“Sabemos que um turista internacional chega a gastar 30% a mais que um turista nacional”, explica o presidente do Conselho Municipal de Turismo e diretor de Projetos Estratégicos da Secretaria de Turismo, Diogo Marcel. “O turismo é transversal. Não são só aqueles que trabalham diretamente no setor que são impactados”, opina.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)