
A abertura do 7.º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Foz do Iguaçu, nessa terça-feira, 8, realçou inter-religiosidade e geração de renda por meio do turismo da fé. O governador em exercício, Darci Piana, participou da solenidade do evento, que segue até quinta-feira, 10.
Confira a programação do fórum de turismo religioso em Foz do Iguaçu
Estiveram presentes também representantes de diferentes denominações religiosas, assim como profissionais, empresários e gestores turísticos. A Mesquita Omar Ibn Al Khattab sedia o encontro. Além disso, a programação ocorre em outros espaços religiosos da cidade.
São três dias, assim, de de rodadas de negócios, palestras, painéis e visitas guiadas. O encerramento do 7.º Fórum Paranaense de Turismo Religioso será com um show gratuito de rock, da banda brasileira Rosa de Saron, no Gramadão da Vila A.
diálogo inter-religioso
“O turismo religioso é o que mais atrai pessoas no mundo”, disse Piana. “O estado se destaca na área, vê o turismo crescer acima da média, e os roteiros religiosos têm grande participação nesse avanço”, de acordo com o gestor.
O governador em exercício aproveitou para enaltecer as potencialidades de Foz do Iguaçu, porque ela já dispõe de turismo consolidado, realçou. “É uma cidade que agrega diversas etnias e religiões e foi considerada a cidade-chave para se fazer esse evento. Reunindo católicos, muçulmanos, protestantes, as matrizes africanas e diversas outras denominações”, expressou.
É a primeira vez que o fórum acontece em um templo não cristão. O objetivo é exatamente o de enfatizar o valor da inter-religiosidade do segmento, que conta com a participação de roteiros das religiões islâmica, católica, denominações evangélicas, de matriz africana, budista, entre outras.
O evento é organizado pelo Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso Paranaense, vinculado à Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR), em parceria com outras instituições.
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou a importância do setor. “O turismo religioso tem sido uma grande referência para o estado e para o Brasil, ajudando a desenvolver o setor turístico, que não para de crescer.”
O coordenador do Comitê do Turismo Religioso Paranaense, Eliseu Rocha, todavia, ressaltou os atrativos envolvendo o segmento no estado. São rotas de peregrinação, templos religiosos, como a própria mesquita de Foz do Iguaçu, e festas populares que reúnem milhares de fiéis.
Turismo e fé
“O turismo religioso é um segmento que vem crescendo”, avaliou. “Um exemplo é esta mesquita, que recebe cerca de cem mil pessoas por ano e se torna uma referência para que o nosso estado e o Brasil possam perceber a importância do segmento e se estruturar”, concluiu.
Depois da abertura oficial, o escritor e professor Gustavo Arns palestrou sobre espiritualidade e felicidade. Conforme a organização, mais de 500 participantes, de várias cidades do Paraná, além do Paraguai e da Argentina, estão inscritas no evento.
Presenças
Além disso, participaram do evento a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna; a deputada estadual Ana Julia; e representantes de diferentes matrizes religiosas.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)