Coruja-buraqueira volta à natureza em Foz do Iguaçu após cuidados

A ave foi encontrada em uma residência na Vila A, possivelmente após chocar-se contra poste ou fiação elétrica.

Uma coruja-buraqueira (Athene cunicularia) retornou à natureza em Foz do Iguaçu, após receber cuidados veterinários. A soltura foi feita por agentes do Instituto Água e Terra (IAT), do escritório regional que fica na cidade, no começo desta semana.

A ave foi encontrada em uma residência na Vila A em julho. Possivelmente, chocou-se contra uma superfície dura, podendo ser poste ou fiação elétrica, ficando impossibilita de voar, informou a Agência Estadual de Notícias (AEN).

A coruja foi encaminhada à reserva biológica da Itaipu, onde recebeu acompanhamento técnico. “Após passar por mais de três semanas em tratamento, ela se recuperou completamente e pôde retornar à natureza”, reportou a AEN.

A espécie é conhecida como coruja-buraqueira ou caburé, a qual cava buracos para construir seus ninhos, podendo ser encontrada em áreas abertas das cidades. De porte pequeno, possui coloração castanha com manchas beges na ponta das asas. Alimenta-se de insetos, anfíbios e répteis.

Ajuda técnica

Toda pessoa que avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ou cativeiro irregular deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou com a Polícia Militar do Paraná. Ou ligar para o Disque-Denúncia 181. É importante, para o relato, repassar informação objetiva e precisa da localização e sobre o que aconteceu com o animal.


Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.