
O CastraPet realizará o quinto e maior ciclo do programa de proteção animal em cidades do Paraná. De acordo com o Estado, serão destinados quase R$ 20 milhões.
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) realizará a quinta fase no segundo semestre. A proposta é beneficiar 308 municípios de todas as regiões.
Ao final desta etapa, o projeto terá alcançado todas as 399 cidades paranaenses, cobertura de 100%. Esse cronograma deverá ser concluído em 2026.
Com a conclusão do quarto ciclo, em maio, o CastraPet terá atendido em torno de 105 mil animais, entre cães e gatos. Os recursos totais são de R$ 45,4 milhões.
“O CastraPet Paraná é um projeto com o ideal de bem servir à população, evitando o abandono dos nossos pets”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
CastraPet Paraná
A iniciativa do Governo do Paraná objetiva promover a saúde pública por meio de um esforço contínuo direcionado à educação sobre a tutela responsável de cães e gatos.
A coordenadora técnica e fiscal do CastraPet, a médica veterinária Girlene Jacob, frisa que a ação ganhou projeção como crucial na conscientização ambiental. Ela destaca, especialmente, os resultados entre crianças e adolescentes.
“Por isso, dentre as condições para que os municípios sejam integrados à proposta, está o monitoramento das atividades de educação ambiental”, destaca. “Queremos conscientizar as pessoas cada vez mais cedo”, conclui.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)