Um complexo de usinas fotovoltaicas solar começou a operar no bairro Cognópolis, em Foz do Iguaçu. Com investimento de aproximadamente R$ 9 milhões, o empreendimento tem capacidade instalada de 2,09 megawatts (MW), o suficiente para abastecer cerca de 700 residências e reduzir a emissão de 295 toneladas de CO2 no meio ambiente.
Investimento de empreendedores de Santa Catarina, o parque fotovoltaico chamado Helianthus (girassol em latim) é um dos maiores em operação no Paraná. São quatro usinas situadas em uma área de 40 mil metros quadrados, denominadas Ecosole, Tríplice, Iguassu e Cataratas, com 6.336 painéis e uma rede de distribuição de 1,5 quilômetro. A produção anual atingirá 3.265 MW.
A energia gerada será comercializada pela empresa Cogecom. Ao sair do parque, a energia vai ser controlada por um medidor que contabilizará os créditos gerados aos clientes, explica o administrador da usina, Douglas Salgado.
Uma cerimônia realizada no Hotel Interludium, com a presença de diversas autoridades, entre as quais o prefeito Chico Brasileiro, na quinta-feira, 10, marcou a inauguração.
Comentários estão fechados.