
Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este receberão o espetáculo Kuadernos Palestinos. A peça é do grupo Sustermonios, que está em viagem pela América Latina.
Kuadernos Palestinos é um trabalho de pesquisa sobre a causa palestina e o papel feminino na libertação do país. O enredo conta a história de Hafizá, uma mulher palestina que resiste e luta pelo seu povo. O cenário é um país usurpado e tomado pelo sionismo internacional há mais de 70 anos.
A obra é baseada na coletânea de poesias de Isaías Cañizales Ángel, premiada na Bienal Nacional da Venezuela. Além disso, incorpora poemas de autores palestinos, como Rafeet Ziadah, Mahmoud Darwish e Fadwa Tuqan. A interpretação é de Valentina Cabrera, sob a direção de Umile Escalante.
Na Tríplice Fronteira, a produção ficou por conta da Ñanduti Cine e do coletivo teatral Cote’Coi. Tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unila, da Universidad Nacional del Este, Cia de Teatro Amadeus, Teatro Barracão, ArteRoga Espacio Cultural, Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) e Instituto Nacional de Teatro da Argentina.
As apresentações encerram as atividades da Mostra de Cinema Feminino da Palestina. Marcam, também, o início do evento Puentes Escénicas, que comemora os dez anos do projeto Cote’Coi.

Programação completa
21/2 – das 14h às 17h – workshop de atuação na Unila-JU, em Foz do Iguaçu (BRA)
21/2 – 21h – Kuadernos Palestinos – ArteRoga Espacio Cultural, Puerto Iguazú (ARG)
22/2 – 20h – Kuadernos Palestinos – Salón de la Universidad Nacional del Este, Ciudad del Este (PY)
23/2 – 20h – Kuadernos Palestinos – Teatro Barracão, em Foz do Iguaçu (BRA)
24/2 – das 14h às 17h – workshop de atuação na Unila-JU, em Foz do Iguaçu (BRA)
24/2 – 20h – Kuadernos Palestinos – Unila-JU, em Foz do Iguaçu (BRA)
O workshop de atuação é gratuito. Interessados devem entrar em contato por meio do e-mail: andre.macedo@unila.edu.br.