H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta
Já está bem adiantado o projeto que prevê a capacitação de guias de turismo de Foz do Iguaçu para prestar e comercializar serviços de ecoturismo nas trilhas das Bananeiras e do Poço Preto, no Parque Nacional do Iguaçu.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, a utilização desses locais, que estão desativados com o fim da concessão para exploração, poderia garantir renda para muitos dos cerca de 940 guias que estão sem exercer seu ofício desde março deste ano, com o início da pandemia de covid-19.
A articulação do projeto, elaborado em conjunto pela Prefeitura, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), já tem apoio do chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Carlos Baptiston, e do secretário nacional de Ecoturismo, André Germanos. O deputado Vermelho também apoia o projeto, segundo Piolla.
Agora, faltam apenas os avais do ministro do Meio Ambiente, Ricardo de Aquino Salles, e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, que já foram contatados,.
A intenção é que seja concedida uma permissão de uso temporário e não oneroso das trilhas, que seriam devolvidas à empresa que vencer a futura concessão desses serviços. O edital de concessão não deve sair neste ano, como estava previsto, devido justamente aos efeitos que a pandemia provocou, em especial no setor de turismo, provavelmente o mais prejudicado de todos.
Obtida a permissão, os guias de turismo seriam capacitados para ecoturismo, caminhadas, cicloturismo e observação de pássaros, entre outras atividades.
Para o secretário municipal de Turismo, “esse projeto será muito importante na fase pós-pandemia, porque o turismo internacional vai demorar muito pra chegar”.
O ecoturismo em imagens
Veja algumas fotos de como eram alguns serviços nos tempos da concessão ao Macuco Safari, que poderão agora ser atendidos pelos guias. Muitos vão ficar com saudade e outros com muita vontade de praticar ecoturismo, com certeza:
Comentários estão fechados.