Com o objetivo de aumentar o número de mesários nas eleições de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou o programa Mesário Voluntário. O primeiro turno de votação acontecerá no dia 6 de outubro, e um possível segundo turno está marcado para o dia 27 de outubro.
Os voluntários, além de contribuírem para o processo democrático, têm direito a alguns benefícios, como a dispensa do serviço (público ou privado) pelo dobro dos dias trabalhados para a Justiça Eleitoral, sem prejuízo de salário, horas complementares em cursos universitários, meia-entrada em eventos culturais e esportivos, e até vantagens no critério de desempate em concursos públicos quando previsto em edital.
A meia-entrada é garantida pela Lei Estadual n.º 21.931/2024, sancionada em abril, e é aplicável mediante comprovação de trabalho como mesário nos últimos dois anos. A Lei n.º 19.196/2017 ainda garante isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, se previsto no edital.
Os mesários que trabalham no dia da eleição ainda recebem um vale-refeição no valor de R$ 60 por turno de eleição.
Para ser um mesário voluntário, é necessário ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Pessoas com deficiência também podem participar, indicando a eventual deficiência ao cadastrar-se. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título.
No formulário, é preciso informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone. Pelo aplicativo, basta fazer login, acessar a aba “Mais opções”, selecionar “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.
Dúvidas podem ser esclarecidas no Canal do Mesário (https://www.tre-pr.jus.br/servicos-eleitorais/mesario-voluntario/canal-do-mesario), em que é possível consultar a seção “Dúvidas frequentes”.
Comentários estão fechados.