Um terremoto de baixa intensidade pegou de surpresa moradores de Assunção e municípios do Chaco e da região central do Paraguai na noite dessa quarta-feira (30), por volta das 21h (22h, no horário de Brasília).
O fenômeno, que alcançou pontuação de 3.5 na Escala Richter, não chegou a provocar danos. Momentos antes, tremores mais fortes, possivelmente relacionados, foram registrados no Chile e no Norte da Argentina.
O epicentro no Paraguai, a dez quilômetros de profundidade, foi na região de Presidente Hayes. O Departamento de Sismologia da Universidade Nacional de Assunção (UNA) confirmou a ocorrência, considerada rara no país.
Relatos publicados nas redes sociais dão conta de que moradores dos andares mais altos dos prédios sentiram o tremor com maior intensidade, com objetos balançando ou caindo.
Além da capital e de parte do Chaco, o sismo foi sentido em cidades como Lambaré, Fernando de la Mora e Capiatá, localizada no entorno de Assunção. Em Ciudad del Este e municípios vizinhos, o fenômeno não foi percebido.
Conforme a UNA, o último registro de atividade sísmica relevante no Paraguai, também sem danos, foi no dia 26 de dezembro de 2020, na localidade de San Patricio, Região Sul do país.
[…] Terremoto surpreende moradores de cidades do Paraguai […]