Um belíssimo templo para a meditação e a contemplação
Para aqueles que compartilham da fé budista, Siddartha Gautama alcançou a iluminação e se tornou o Buda, e ensinou o caminho para alcançar esse mesmo estado de consciência, o Nirvana.
Em Foz do Iguaçu, entre as muitas possibilidades de lazer e turismo, é possível reservar um tempo para a espiritualidade e contemplar as belezas do Templo Budista. Ele contém uma grandiosa estátua em concreto de Mi La Pu-san, o famoso Buda sentado. Tem sete metros de altura, com sua superfície dourada, ofusca os olhos de quem o vê.
O templo está em um dos maiores centros de estudos e meditação do budismo na América Latina, construído a partir da união das comunidades chinesas na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Localizado próximo ao Rio Paraná, o complexo administrado pela Ordem Budista Internacional (Orbi) reserva outras surpresas para os visitantes.
A cópia gigante é uma das peças existentes ao longo dos 42 hectares de extensão da área. O terreno tem um jardim com cerca de 120 estátuas. Destas, 108 são idênticas, com 2,5 metros, todas alinhadas em direção ao pôr-do-sol. De longe, elas parecem um exército, mas cada uma representa uma reencarnação de Buda na terra.
Vale prestar atenção nos bodhisattvas (destinados a iluminar), estátuas maiores que estão apoiadas em réplicas de dragão e elefante. Os bodhisattvas são encarregados de proteger as reproduções dos budas. Além das fisionomias sérias, elas chamam atenção pelas cores fortes.
Outro destaque é o templo principal, com 2,5 mil metros quadrados e dois andares. Ele abriga a casa do mestre, sede oficial do líder religioso, além de outras cinco grandes esculturas colocadas sobre altares, representando O Grande Voto, A Suprema Felicidade, O Mestre da Medicina, A Grande Compaixão e Sakyamuni, também conhecido como o mestre fundamental. O acesso a esse ambiente, entretanto, é restrito.
O budismo é a quarta religião com mais adeptos no mundo, atrás do cristianismo, do islamismo e do hinduismo. A maioria dos 360 milhões de adeptos do budismo está na Ásia (350 milhões). A religião foi inserida no Brasil por imigrantes japoneses, tendo seu primeiro templo construído em Cafelândia (SP), em 1932. Atualmente, a principal ramificação no país é o zen budismo.
Serviço
Templo Budista
Rua Dr. Jocivalder Vila Nova, 99
Nova Califórnia – Foz do Iguaçu – PR
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h30 às 17 horas; domingo,
Informações: (0xx45) 3524-5566
© Portal H2FOZ – Todos os direitos reservados
Comentários estão fechados.