Técnicos da Superintendência de Manutenção da Direção Técnica de Itaipu estão fazendo, nesta semana, a manutenção da comporta de número 13 no vertedouro da hidrelétrica binacional. O trabalho é realizado de forma preventiva, com duração estimada de duas semanas e periodicidade a cada quatro anos.
Leia também:
Veja fotos do vertedouro aberto na usina de Itaipu
Em declarações reproduzidas pela diretoria paraguaia de Itaipu, o técnico Edgar Ariel Díaz, da Divisão de Manutenção Mecânica de Serviços Auxiliares, disse que o processo envolve o isolamento de toda a área da comporta inspecionada e a verificação de todos os mecanismos de abertura e fechamento da estrutura.
O objetivo é verificar questões ligadas ao desgaste, rachaduras e corrosões, com limpeza e eventuais substituições preventivas. As condições gerais do vertedouro, aberto pela primeira vez em outubro de 1982, são consideradas boas, justamente devido à manutenção feita de forma frequente.
Dividido em três calhas de diferentes dimensões, controladas por 14 comportas, o vertedouro foi projetado para escoar o excedente de água no lago de Itaipu, não utilizado para a produção de energia. Quando não há sobras, a água passa apenas pelos tubos (condutos forçados) das unidades geradoras da binacional.
Comentários estão fechados.