Summit Iguassu Valley dobra de tamanho e coloca inovação do Oeste na dianteira

Evento impactou mais de 2,6 mil pessoas, sendo vitrine de tendências, cases e soluções; ecossistema da região consolida referência no país.

Apoie! Siga-nos no Google News

Intercâmbio entre iniciativa privada, poder público e universidades. Conexões, negócios e impacto. Tudo isso fez parte do 2.º Summit Iguassu Valley (SIV 2024), que recebeu mais de 2,6 mil participantes em Foz do Iguaçu, nos últimos dias 13 e 14 de junho, dobrando de tamanho em público – foram 1,3 mil inscritos na primeira edição.

LEIA TAMBÉM:
Summit Iguassu Valley promove soluções e gera negócios em inovação
Com 2,6 mil participantes no Summit, Oeste é exemplo em inovação para o Brasil
Biopark marca presença no 2.º Summit Iguassu Valley
Inovação promove inclusão e autonomia para pessoas cegas

Destaque para a presença de inúmeras cidades brasileiras e de países do continente. O sucesso também é medido pela ampla e diversificada programação: palestras, workshops, startups, habitats de inovação, parques tecnológicos, instituições de ensino, expositores e estandes, Mostra Universitária, rodadas de negócio, patrocinadores e apoiadores.

Realizado pelo Iguassu Valley, ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), o SIV 2024 atraiu grandes marcas da iniciativa privada, do ecossistema de inovação e do poder público. Esses atores da inovação apresentaram tendências, cases e soluções, além da troca de experiências e conexões, com um intenso networking.

Foram seis verticais: agro, turismo, logística, educação, ESG (Ambiental, Social e Governança) e transição energética. Dentro do summit, foi realizado o 2.º Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS), ação para a construção de soluções logísticas entre Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, visando

Expectativas superadas com sucesso

Presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo avaliou que as expectativas foram todas superadas. Para ele, as inovações apresentadas em todos os segmentos, em especial sustentabilidade, produção de alimentos e segurança alimentar, atendem aos anseios das grandes corporações e organizações mundiais, o que coloca o Oeste do Paraná na vanguarda no país.

Summit reuniu mais de 2,6 mil participantes de cidades do Brasil e de outros países – foto: Roger Flores

“O Summit foi além do que a gente previa. Esperávamos cerca de dois mil visitantes, mas recebemos quase 2,7 mil, e isso nos leva a refletir que realmente não podemos parar esse projeto, ele deu certo”, apontou. “Trabalhamos seis verticais e em todas elas tivemos público suficiente no sentido de produzir massa crítica para que possamos fazer os encaminhamentos necessários”, celebrou.

70 startups

Para o coordenador do Iguassu Valley, Jadson Siqueira, o Summit Iguassu Valley foi um sucesso em todas as dimensões, sobretudo de público, patrocinadores, participação de mais de 70 startups, 107 projetos na Vila da Ciência e Inovação, além de presença massiva do governo estadual (três secretarias, mais autarquias), empresas e instituições de ensino.

Startups e projetos inovadores tiveram destaque no Summit Iguassu Valley – Foto Jean Pavão

“O evento atingiu seus objetivos ao fomentar o crescimento do ecossistema e incentivar o engajamento dos inovadores”, disse. “Também cumpriu o propósito de divulgar o Iguassu Valley para o Brasil e para outros países. Tivemos participantes de todas as regiões brasileiras e de países vizinhos, até mesmo de outros continentes”, ponderou.

Já o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, enalteceu a qualidade dos assuntos debatidos em torno de seis verticais e a participação do público. “Consolida ainda mais a região, que já é reconhecida nacionalmente como o melhor ecossistema consolidado de inovação e tecnologia do Brasil”, ressaltou.

Qualidade dos debates

A iniciativa teve em sua linha de palestrantes Cíntia Chagas (Comunicação na era da inovação tecnológica), Martha Gabriel (Inteligência artificial), Fernando Seabra (Liderar para inovar), Ana Paula Arbache (ESG no turismo regenerativo), Luciano Salamacha (Uma maneira diferente de pensar), Marcos Muller (Construção de relacionamentos de startups), Aline Sousa (Personal branding para empreendedores).

Apoio para fazer

O Summit Iguassu Valley Latinoamerica e o FILMS contaram com patrocínio da Fundação Araucária/Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Fundo Iguaçu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sicoob, Celepar, Fomento Paraná, Ocepar/Sescoop, e apoio do Sebrae/PR e Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná.

(Com informações da ACIFI)

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.