Plataforma recebe reclamações on-line de serviços do Facebook, Instagram e outras mídias, como instabilidades, erros e roubos de dados.
No primeiro semestre deste ano, as queixas de usuários das redes sociais aumentaram 300% no país, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A partir de agora, essas reclamações podem ser registradas na plataforma consumidor.gov.br.
Podem ser informadas instabilidades, erros, conteúdo excluído sem justificativas, vazamento de dados e golpes em redes sociais, como Facebook e o Instagram. Após a formalização da queixa, a empresa tem prazo de 30 dias para se manifestar.
De acordo com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, esse canal on-line e gratuito apresenta taxa de resolução de conflitos de quase 80% dos casos. Estimativas governamentais apontam que o Brasil reúne 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil, ou seja, 70% da população.
“Nesta semana, o Facebook, o Instagram e o Whatsapp apresentaram instabilidade de mais de 6 horas, o que inviabilizou diversos negócios”, informou a Agência Brasil. Essas plataformas são usadas para a operação de inúmeros usuários.
Pelo levantamento do Ministério da Justiça, entre os problemas mais relatados pelas pessoas que utilizam as mídias na internet são:
- registro de perfis falsos utilizando dados pessoais;
- compartilhamento de dados não autorizados; e
- cobrança por produtos e serviços não solicitados.
O consumidor.gov.br é um serviço público que faz a mediação entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. É monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor, Procons, Ministério Público e outras instituições. O objetivo é sanar impasses ligados ao consumo de forma rápida e desburocratizada.
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