H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta
Dezembro já é o mês mais generoso do ano, em termos de chuva e aguaceiro. Depois da boa chuvarada nos primeiros dias, vem pela frente outro período chuvoso. Felizmente.
É claro que a aposta se baseia na unanimidade das previsões dos serviços de meteorologia Climatempo, AccuWeather, Inmet, CPTEC/Inpe e Simepar. Porque, se for confiar num só, pode ter certeza: a decepção será inevitável.
O que a gente faz é apontar tendências, baseadas no que os cinco serviços preveem para os próximos dias. A tendência é de chuva. Para uns, já na sexta ou sábado. Mas quatro confirmam que chove no domingo.
Vamos às previsões por serviço:
AccuWeather: sábado e domingo, trovoada em algumas áreas; segunda, terça e quarta, chuvas e trovoadas ocasionais.
Simepar: chuva no domingo e de segunda a quarta-feira.
CPTEC/Inpe: chuvas isoladas sexta e sábado; chuvas periódicas de sábado ate terça-feira; quarta e quinta, novamente chuvas isoladas.
Inmet: pancadas de chuva, por vezes forte, no sábado; domingo, céu claro (e termina aí a previsão estendida).
Climatempo: pancadas de chuva no sábado e domingo; segunda, terça e quarta, pancadas de chuva à noite.
Viu? Se confiar num só, você pira. Mas a tendência está traçada.
Calor
Quanto às temperaturas, os números variam de serviço para serviço. Mas todos colocam os termômetros nas alturas, com mínimas variando entre 19 e 24 graus e máximas entre 31 e 37 graus.
Nem a chuva, portanto, vai amenizar o calorão. Talvez apenas no momento em que estiver caindo. Sem folga pra ventiladores e aparelhos de ar condicionado, pra sorte da Copel e azar do consumidor, que ainda por cima, em dezembro, vai pagar mais caro, com a mudança de bandeira.
Comentários estão fechados.