H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta
Só falta definir oficialmente a data, mas o governo do Paraguai aceitou a abertura total da Ponte da Amizade, como queriam autoridades e comerciantes de Alto Paraná e Ciudad del Este. O dia mais certo para a reabertura, por enquanto, é terça-feira, 29.
A agência de notícias do governo paraguaio, IP, confirmou que a proposta foi definida em consenso entre autoridades do governo nacional, de Alto Paraná e comerciantes da fronteira, na reunião que houve nesta terça-feira, 22, em Ciudad del Este, enquanto a cidade parou pra esperar o resultado.
A abertura será “total”, como queriam os comerciantes e transportadores em geral. Isto é, vale para todos que precisem atravessar a fronteira por qualquer motivo, não apenas para fazer compras, como o governo pretendia inicialmente, nem limitada a um número máximo de pessoas.
Mas esta “abertura total” ficará em testes por três semanas, segundo a agência IP. E, antes de vigorar, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, tem que apresentar a proposta para aprovação do presidente Jair Bolsonaro. O mais provável é que o presidente brasileiro não apresente empecilhos.
Pelo protocolo aprovado, será habilitada uma zona de trânsito para o ingresso e saída de pessoas da cabeceira da Ponte da Amizade até Ciudad del Este, Hernandarias, Presidente Franco e Minga Guazú, segundo a agência oficial do governo paraguaio.
Os horários para entrar no Paraguai serão entre 5h e 14h. A saída será entre 14h até 18h, segundo a diretora de Migrações, Angeles Arriola.
Sempre de acordo com a agência noticiosa do governo paraguaio, depois de três semanas será feita uma análise epidemiológica, uma exigência da qual não abriu mão o vice-ministro de Saúde, Julio Rolón.
Segundo ele, o comportamento da população no cumprimento das medidas sanitárias e outros controles na cabeceira da Ponte da Amizade será fundamental para decidir se a fronteira continuará ou não aberta.
A agência IP lembra que, depois de se converter no primeiro epicentro da pandemia de covid-19 no país, o departamento de Alto Paraná (cuja capital é Ciudad del Este) experimenta uma queda em sua curva de contágios, e mantém semelhanças com Foz do Iguaçu, o que levou a Saúde Pública a decidir pela reabertura das fronteiras.
Destaque nos jornais
Os jornais paraguaios trazem a informação em manchete nas suas edições on line. O Última Hora destacou que o vice-ministro Julio Rolón disse que o modelo criado pelas autoridades sanitárias de Alto Paraná, aprovado pelo governo nacional, servirá de exemplo para a reabertura de fronteiras em outros pontos do país.
O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, celebrou a decisão do governo e enfatizou que todos os comércios deverão contar com medidas sanitárias e que o uso de máscaras será obrigatório. E lembrou também de outro tipo de segurança, para garantir que os criminosos não façam os turistas de vítimas.
O ministro do Interior, Euclides Acevedo, nesse sentido, recomendou às autoridades policiais de Alto Paraná que redobrem esforços para garantir mais segurança à região. “A segurança é essencial a todos”, disse.
“O comércio funciona quando há comodidade aduaneira, fluidez no transporte, controle inteligente do setor de Migrações, filtros de saúde e, acima de tudo, quando há segurança, que é transversal a tudo isso”, afirmou Acevedo.
O jornal La Nación divulgou as principais informações e acrescentou que a diretora de Migrações, Ángeles Arriola, lembrou que os turistas brasileiros só poderão ir até o km 30 depois de cruzar a fronteira, ficando proibidos de viajar para outros departamentos paraguaios.
Será no dia 29!
O ABC Color é categórico na informação de que o desbloqueio da Ponte da Amizade será na próxima terça-feira, dia 29.
Noticiou, também, que milhares de moradores de Ciudad del Este permaneceram desde as primeiras horas da manhã na cabeceira da Ponte da Amizade, para esperar o anúncio de que a fronteira seria liberada.
Quando souberam da decisão, houve uma explosão de fogos de artifício e gritos de comemoração.
A representante do Conselho de Desenvolvimento de Ciudad del Este (Codeleste), Linda Taigen, ouvida pelo ABC Color, disse que a medida anunciada pelo governo “nos parece que é acertada, agora é fazer nossa parte para que os contágios não aumentem, para que a ponte não se feche novamente pelo menos até o final do ano. Que tenhamos um fim de ano produtivo para o comércio de fronteira”.
O governador Roberto González Vaesken, via Twitter, comemorou a “grande vitória do povo paranaense” (de Alto Paraná).
Já o presidente do sindicato de taxistas, Miguel Barrios, elogiou a decisão, porque permitirá que milhares de trabalhadores retomem suas atividades.
O jornal Hoy também garantiu que a reabertura da Ponte da Amizade será no dia 29, embora nenhuma autoridade tenha fixado data, já que os presidentes do Brasil e do Paraguai ainda não conversaram.
O próprio Itamaraty, que será o responsável por marcar a reunião (virtual) entre os presidentes dos dois países, ainda não tem qualquer informação oficial a fornecer.
Pontos principais
A Rádio Ñanduti divulgou em seu portal os pontos principais do protocolo e do plano de reabertura da ponte:
– Será habilitado o ingresso, sem controles – de ida e volta – de taxistas, mototaxistas e de todas as pessoas que cruzem a ponte.
– O turista poderá ir até Minga Guazú, Hernandarias e Presidente Franco.
– A Diretoria de Polícia do departamento de Alto Paraná será responsável pelos controles e por garantir segurança aos turistas.
– O turista pode entrar no Paraguai a partir das 5h e sair a partir das 14h até 18h.
– O setor de Migrações e a Saúde Pública instalarão barreiras sanitárias de controle no km 30 de Minga Guazú e nos pontos de saída de Ciudad del Este.
– O plano piloto se estenderá por três semanas de testes.
Comentários estão fechados.