H2FOZ
O presidente Jair Bolsonaro desembarcou às 9h em Foz do Iguaçu. No local do evento que marca a inauguração da pedra fundamental da duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, bem antes das 8h já havia dezenas de pessoas, tanto no espaço reservado ao público como no das autoridades.
O presidente ainda não havia chegado ao local e no público já se ensaiavam os gritos de “mito, mito”.
À espera
Uma das mais antigas reivindicações da população e, em especial, do setor de turismo, as obras da nova pista devem começar ainda este ano, depois que for lançado o edital de licitação.
A nova pista, paralela à atual, terá 8,7 km de extensão, do trevo da Argentina até o portão do Parque Nacional do Iguaçu. Itaipu vai financiar 70% da obra e o restante ficará com o governo do Estado.
Antes de chegar ao local da solenidade de lançamento da pedra fundamental da BR-469, o presidente visitou as obras no aeroporto de Foz, onde Itaipu financia parte da ampliação da pista de pouso e decolagem e, ainda, banca a ligação entre o terminal e a Rodovia das Cataratas, além de outras obras em parceria com a Infraero.
Ainda não se sabe se o presidente irá visitar as obras da Ponte da Integração, que ligará Foz a Presidente Franco, no Paraguai.
Ao contrário do que muitos pensam, no lado paraguaio as obras seguem aceleradas e já podem ser vistas do lado de cá, principalmente porque já está de pé o primeiro dos dois pilares da torre principal. O pilar tem uma altura de 51 metros e será unido ao outro por uma coluna transversal.
A Ponte da Integração é totalmente financiada pela Itaiu Binacional, num investimento previsto de R$ 463 milhões. Os custos incluem a construção da Perimetral Leste, que ligará a nova ponte à BR-277.
É a terceira vez que Bolsonaro vem a Foz do Iguaçu, onde teve 70% dos votos para presidente. A primeira vez foi em 26 de fevereiro de 2019, para a posse do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna; a segunda, em maio de 2019, para o lançamento da pedra fundamental da Ponte da Integração.
Comentários estão fechados.