PF abre inquérito para chegar à autoria do ataque a torres de energia em Medianeira

Polícia Federal investigará eventual crime de “atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública”.

A Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu informou a instauração de inquérito policial para apurar “autoria e materialidade” de possível crime que derrubou e danificou torres de energia elétrica em Medianeira, na Região Oeste. A estrutura transmite a produção da Itaipu Binacional a outros estados.

LEIA TAMBÉM: Aneel recebe denúncias e monitora vandalismo contra torres de energia

No comunicado, a PF afirmou que uma equipe de agentes federais foi até o local das linhas avariadas, nessa terça-feira, 10, a fim de colher provas e realizar perícias. “As apurações estão em andamento”, contextualizou a assessoria da corporação, poe meio de nota.

A apuração pretende elucidar eventual ilícito de “atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública”. Conforme a Polícia Federal, o “autor do fato poderá responder pelo crime previsto no artigo 265 do Código Penal, bem como outros eventualmente identificados, com pena de reclusão de até 5 anos”.

A Agência Brasil (ABr) reportou que uma torre foi derrubada, e mais três, danificadas, em Medianeira, a cerca de 50 quilômetros de Foz do Iguaçu, cidade que sedia a Itaipu Binacional e a subestação de Furnas. A ocorrência se deu no início da madrugada de segunda-feira, 9.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou um gabinete de crise para monitorar e receber denúncias sobre ataques a torres de transmissão de energia elétrica. Também atua de forma preventiva contra eventuais investidas a instalações físicas e por meio cibernético.

As autoridades federais apuram se houve sabotagem e se existe relação com a ação golpista que depredou o patrimônio público no Distrito Federal no último domingo, 8. Na ação, grupos bolsonaristas atacaram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em Brasília.

A Itaipu Binacional informou que opera normalmente nesta semana e que reforçou medidas de segurança em suas instalações “por ser uma das principais infraestruturas críticas do país”. O objetivo é manter a produção e a transmissão de energia dentro da regularidade.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Após falha, sistema de luzes é restabelecido no aeroporto de Foz do Iguaçu

    […] Leia também:PF abre inquérito para chegar à autoria do ataque a torres de energia em Medianeira […]

Comentários estão fechados.