O pedágio, via concessão da BR-277, no trecho que liga a fronteira trinacional avança. O leilão está previsto para 19 de dezembro, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), com propostas recebidas até dia 16.
O trecho abrange a rota de Foz do Iguaçu e cidades da região, como Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu. O edital foi publicado em agosto, prevendo na disputa a tarifa máxima de R$ 0,17578/km.
Com este Lote 6, o Paraná completa a concessão e pedágio de todo o eixo da BR-277, da Região Oeste até o Porto de Paranaguá. Dois lotes da rodovia, nas regiões central e da capital, já foram leiloados.
O lote abrange 662 quilômetros de rodovias, incluindo outras vias além da BR-277. A concessão deverá abarcar estradas entre o Oeste e o Sudoeste do estado.
A empresa vencedora deverá executar 462 quilômetros de duplicações, a maior parte na BR-277. “Os investimentos devem chegar a R$ 20 bilhões, sendo R$ 12,6 bilhões em grandes obras e R$ 7,4 bilhões em manutenção”, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN).
Em todo o trecho que abrange o Lote 6, estão previstas nove praças de pedágio nas rodovias. As concessões são de 30 anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco.
Pedágio na BR-277
As cancelas de pedágio na BR-277, no Oeste, estão abertas desde 28 de novembro de 2021. Nessa data, venceu a concessão da antiga operadora, permanecendo sem cobrança de pedágio.
O pedágio no estado foi instituído pelo ex-governador Jaime Lerner. Preços abusivos – entre os mais caros do país – e obras não entregues marcaram a concessão, com demandas que foram parar na Justiça.
Já quanto à nova concessão, uma frente parlamentar criada na Assembleia Legislativa questionou vários aspectos do novo modelo. Aumento do número de praças, enfatizaram deputados na época, pode encarecer os custos aos usuários.
Última vez que fizeram isso, o povo Paranaense sofreu muito. Acjo que devemos dar um basta nisso.