Episódio ocorreu no domingo (24) durante trajeto realizado pela companhia JetSMART.
No último domingo (24), os passageiros do voo Santiago (Chile)–Foz do Iguaçu, rota operada pela companhia aérea JetSMART, passaram por momentos de tensão. Conforme matéria publicada pelo portal AEROIN, ao longo do trajeto a aeronave passou por severas turbulências.
Um dos passageiros, que frequentemente realiza a rota, relatou que nunca havia presenciado uma turbulência tão forte. A instabilidade teria chegado a fazer o corpo flutuar sobre os assentos no momento em que o avião (um modelo Airbus A320) sobrevoava a região da Cordilheira dos Andes.
“O avião parecia que ia cair em cima das cordilheiras! Muitas pessoas passaram mal. Foi assustador! Parece que o avião caiu de altitude muito rápido. Éramos impulsionados para cima, o cinto de segurança impedia de sermos lançados”, descreveu o viajante.
Após a aeronave alcançar a altitude de cruzeiro, de 37 mil pés (cerca de 11.300 metros), o comandante explicou aos passageiros que a turbulência foi mais forte do que o comum e que se tratou de uma ocorrência de céu claro, ou seja, quando não é possível prever-se por não estar associada ao mau tempo.
O comandante ainda afirmou que a aeronave e a tripulação estão preparadas para passar por situações como essa e que, apesar do desconforto, em nenhum momento a segurança do voo esteve afetada. Não há relatos de passageiros ou tripulantes feridos.
O voo de domingo (24) foi o último operado pela JetSMART entre Foz do Iguaçu e Santiago na temporada, que iniciou em 31 de outubro do ano passado.
[…] Em abril deste ano, passageiros da companhia JetSmart que estavam em um voo entre Santiago (Chile) e Foz do Iguaçu viveram momentos de pânico durante turbulência sobre a Cordilheira dos Andes. A situação foi relatada pelo H2FOZ à época (clique aqui para relembrar a matéria). […]