Parque Nacional do Iguaçu

Tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1986, o segundo parque nacional mais antigo do Brasil e o maior fora da Amazônia estende-se por uma área de 185 mil hectares do lado brasileiro e 67 mil hectares do lado argentino.

Tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1986, o segundo parque nacional mais antigo do Brasil e o maior fora da Amazônia estende-se por uma área de 185 mil hectares do lado brasileiro e 67 mil hectares do lado argentino.

O valor ambiental e a beleza das paisagens dessa unidade de conservação fazem dela um patrimônio sem fronteiras. O Parque é considerado uma das últimas reservas florestais da Mata Atlântica do Brasil e a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.

No estado do Paraná, segundo estatísticas oficiais, restam menos de 5% da cobertura vegetal original. A área do Parque sozinha corresponde a mais da metade do que restou da chamada floresta estacional semidecidual, sendo, portanto, uma ilha florestada num oceano de extensos campos cultivados. Além disso, o Parque assenta-se sobre o Aqüífero Guarani, uma das maiores reservas mundiais de água subterrânea.

A diversidade biológica do Parque impressiona pelos números: são 257 espécies de borboletas, 18 de peixes, 12 de anfíbios, 41 espécies de serpentes, 8 de lagartos, 340 de aves e 45 de mamíferos, atraindo a atenção de vários pesquisadores que ali encontram fonte para relevantes trabalhos científicos.

O Parque Nacional do Iguaçu abriga em seu território espécies raras da fauna e da flora. São milhares de animais, muitos deles ameaçados de extinção, como a onça-pintada e o jacaré-de-papo-amarelo, e algumas espécies de aves bastante raras, como a jacutinga, o gavião harpia e o papagaio-de-peito-roxo.

A flora também é bastante diversificada. Há espécies que chegam a atingir 30 metros de altura, como a timbaúva, o cedro, a peroba e os ipês, além de orquídeas e bromélias.

Origens
Exemplo de coexistência da exploração turística com a preservação ambiental, esse fantástico ecossistema era habitat natural dos índios Caingangue e Tupi Guarani. Os índios chamavam a região do Iguaçu de “água grande” (em guarani, I=água e guaçu=grande). Foi ponto de passagem das expedições espanholas, comandadas por Dom Álvar Nuñes Cabeza de Vaca, a caminho da Bacia do Prata, em 1542. Mais tarde, por volta do século XVII, o local acolheu as missões de padres jesuítas espanhóis.

A área foi considerada de domínio público em julho de 1916 pelas mãos do então governador do Paraná, Affonso Alves de Camargo. Foz do Iguaçu foi ponto de partida da Coluna Prestes/Izidoro Dias, que em 1927 percorreu 45 mil quilômetros dentro do território brasileiro lutando contra as oligarquias regionais que davam sustentação ao governo central do presidente Washington Luiz.

A sua transformação em Parque Nacional foi efetivada pelo decreto federal nº 1.035 de 10 de janeiro de 1939, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1986, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, como “Patrimônio Natural da Humanidade”.

Apesar do título da Unesco, o Parque ainda sofre com os reflexos da ação humana. A principal delas é a Estrada do Colono, que corta a reserva em um trecho de 18 quilômetros e foi fechada apenas em 1997, depois de uma longa batalha judicial com prefeituras e o governo estadual. A rodovia encurta em quase 200 quilômetros o acesso à Argentina e, com isso, movimentava a economia de Capanema, município próximo da fronteira.

Por causa disso, o título de patrimônio da humanidade da Unesco chegou a estar ameaçado. Superada essa adversidade, o Ibama agora tem planos de explorar turisticamente e de forma sustentável o restante do Parque Nacional do Iguaçu.

Serviço
Parque Nacional do Iguaçu
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9 às 17 horas.
Informações e reservas: (45) 3521-4400
Site: www.cataratasdoiguacu.com.br 


ATRATIVOS RELACIONADOS

Parque Nacional do Iguaçu

Centro de Visitantes

Macuco Safari

Trilhas ecológicas

Hotel das Cataratas

Instituto Chico Mendes – ICMBio

© Portal H2FOZ – Todos os direitos reservados

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.