Parque das Aves promove ação especial nesta terça-feira (14), Dia Nacional dos Animais

Às 11h30, diversas frutas da Mata Atlântica serão oferecidas para as aves em uma atividade de enriquecimento ambiental.

Para celebrar o Dia Nacional dos Animais, o Parque das Aves vai promover, nesta terça-feira (14), às 11h30, uma ação especial para as aves do viveiro Os Pequenos Marrons. Em uma atividade de enriquecimento ambiental temático, elas receberão frutas da Mata Atlântica, como cachos de açaí-juçara, amora e jabuticaba.
 
Esse viveiro é o primeiro de imersão do Parque das Aves e conta com várias espécies de pequeno porte. Muitas delas possuem penas em tons de marrom, cinza e preto, em razão de viverem no chão da floresta e precisarem camuflar-se para evitar predadores que ficam no alto das árvores.

Conforme a coordenadora da Divisão de Bem-Estar Animal do Parque das Aves, Alessandra Mello, “aves são mais facilmente lembradas pelas pessoas por serem coloridas e chamativas, mas essas espécies mais discretas também têm sua beleza e uma grande importância para o meio ambiente, pois trabalham na manutenção e restauração de florestas”, comenta.

O enriquecimento ambiental é uma técnica que busca otimizar o bem-estar dos animais, favorecendo a expressão de seus comportamentos naturais por meio de distintos estímulos: físicos, alimentares, sociais, cognitivos ou sensoriais. As atividades são oferecidas aos animais de acordo com as programações elaboradas pela Divisão de Bem-Estar Animal e são acompanhadas pela equipe, que realiza observações e coleta de dados comportamentais.

Foto: Divulgação/Parque das Aves

“As aves vão ganhar frutas diferentes das que recebem no dia a dia aqui no parque, e oferecidas de maneiras diversas também. Um exemplo bacana é a jacutinga, que no ambiente de ocorrência natural tem acesso aos frutos da palmeira-juçara direto no cacho. Vai ser bastante interessante para o público que nos visita poder acompanhar como essa interação natural dos animais com os frutos do bioma”, reforça Alessandra.

A diretora-técnica do Parque das Aves, Paloma Bosso, ressalta que os animais não são obrigados a interagir com o enriquecimento e que a quantidade é sempre proporcional ao número deles no recinto, para que todos tenham oportunidade de acessar os itens, caso queiram. “Tudo é baseado em planejamento e ciência, procurando sempre proporcionar as melhores condições de vida possíveis para os animais sob nossos cuidados”, frisa.

O Dia Nacional dos Animais foi criado para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar dos animais, sejam domésticos ou selvagens. “Aqui no Parque das Aves, trabalhamos para oferecer aos animais que vivem conosco o maior grau de bem-estar possível. E isso envolve oferta de alimentação balanceada, realização de exames periódicos e cuidados veterinários, oferta regular de enriquecimento ambiental e toda a atenção necessária para otimizar a qualidade de vida deles”, explica a coordenadora.

A atividade também poderá ser acompanhada on-line pelo Instagram do Parque das Aves: instagram.com/parquedasaves.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.