Paraná faz a lição de casa para retomada do turismo, afirma secretário Márcio Nunes

Gestor estadual enfatizou os atrativos e potenciais da cidade, durante participação no Festival das Cataratas. 

H2FOZ – Vacy Álvaro 

Durante a 15ª edição do Festival das Cataratas, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, mostrou-se otimista quanto ao trabalho integrado que a cidade vem promovendo em prol da retomada segura do turismo.

Parte desse otimismo do secretário é justificada pelas obras estruturantes que estão em andamento com o envolvimento dos governos estadual e federal, além da Itaipu Binacional. Entre elas, a duplicação da Rodovia das Cataratas – um dos mais importantes corredores turísticos da região –, a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

“Faz parte de uma visão estratégica do Governo do Estado ter esta grande parceria com a Itaipu. Por sinal, o governo federal acertou em cheio na hora de escolher o general Joaquim Silva e Luna para ser o diretor-geral brasileiro da Itaipu. Ele rapidamente captou aquilo que a região e o Paraná precisam”, destaca o secretário, citando a importância do investimento em infraestruturas que possam proporcionar um maior conforto aos turistas.

Em Foz do Iguaçu, feira de turismo promove negócios e divulga o destino – Foto: Marcos Labanca

Na visão do secretário, as Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Maravilhas da Natureza, podem ser um grande chamariz para a atração de turistas para outros produtos e serviços da cidade. “Em 2019, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu dois milhões de visitantes. As pessoas perceberam que se puderem levar 3%, 5% deste pessoal para o seu atrativo, terá um grande sucesso. Se eu tivesse dinheiro, investiria em Foz do Iguaçu”, complementa.

Paraná tem feito a “lição de casa”

No estande montado pela Paraná Turismo no Festival das Cataratas, os participantes do evento podem conhecer um pouco mais sobre as 14 regiões turísticas em que o Paraná está dividido, reunindo uma enorme variedade de atrativos, como belezas naturais, um riquíssimo acervo histórico e cultural, assim como alternativas de lazer e gastronomia para os diferentes perfis de turistas.

Secretário prestigiou o estande da Paraná Turismo no Festival das Cataratas – Foto: Marcos Labanca

A participação em feiras como essa é apenas uma das ações promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná. A principal delas talvez foi a de transformar a TV Rádio e Televisão Educativa (RTVE) em um canal para difundir o turismo do estado, a TV Paraná Turismo. A emissora mostra diariamente nossos principais atrativos com alcance nacional, já que o sinal é captado por antenas parabólicas.

Além disso, o portal Viaje Paraná divulga dicas e roteiros de viagens para todos os gostos. Outro foco importante da atual gestão está na área das finanças, com pelo menos 30% dos recursos de divulgação do governo devendo ser investidos na atração de turistas e na criação de mecanismos para fidelizar quem viaja pelo estado. A pasta também procurou fortalecer o corpo técnico da Paraná Turismo. “Isso faz com que possamos oferecer um atendimento especial para cada região e segmento específicos”, completa o secretário.

Evento 

A programação do 15º Festival das Cataratas segue até esta sexta-feira (4), no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.