H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta
Quem diria que o maior traficante da América Latina já visitou as Cataratas do Iguaçu, com mulher e filho pequeno? E o mais interessante,- ele conheceu nossa maravilha pelo lado brasileiro, para decepção dos argentinos.
O portal argentino Misiones on Line traz uma matéria sobre a visita, com base nas fotos publicadas nas redes sociais pela viúva de Pablo, Victoria Eugenia Henao.
A visita ao Parque Nacional do Iguaçu foi em 1982, quando “Patrón”, como depois foi chamado, tinha 31 anos. A mulher tinha 20 e o primeiro filho, Juan Pablo, 5 anos.
Aos 20, mãe de um menino de 5 anos? No Facebook, quando se apresenta, Eugenia diz que se casou com Pablo Escobar aos 15 anos e, com ele, teve Juan Pablo e, depois, Manuela. Depois da morte de Pablo, ela mudou-se da Colômbia para a Argentina, onde vive atualmente, com novo nome legalmente assumido: María Isabel Santos Caballero.
Na época da vinda a Foz do Iguaçu, Escobar já era traficante, mas ainda não o “Patrón” que enfrentou e corrompeu governos, detonou um avião inteiro para matar um político e se tornou um bilionário da noite pro dia.
A vida de luxo terminou em 1993. Na fazenda do traficante, havia um zoológico com animais exóticos – elefantes, zebras, girafas, dromedários, búfalos, cangurus, flamingos, avestruzes e quatro hipopótamos – que foram trazidos à Colômbia a um custo de US$ 5 milhões. Pra ele, insignificância.
Ao contar sobre a visita de Escobar às Cataratas, o Misiones on Line levanta uma dúvida: será que ele passou também ao lado argentino? Não se sabe. A viúva, sim, esteve em Misiones, em julho deste ano.
Na foto da visita às Cataratas, Victoria Eugenia registra nas redes sociais: “Nesse momento nossas vidas eram normais e não sofríamos as sequelas da guerra”.
Misiones on Line lembra que “El Patrón” ficou bilionário ao criar uma rede de produção e tráfico de cocaína para os Estados Unidos. Era uma linha de fabricação e distribuição. Ele se abastecia de matéria-prima na Bolívia e no Peru, elaborava a cocaína na Colômbia e a entregava em território americano.
Escobar nasceu em dezembro de 1949, perto de Medellin, e iniciou sua carreira como contrabandista ainda nos anos 1960. Cerca de 20 anos depois, entrou no mundo do narcotráfico, tornando-se o homem mais poderoso da Colômbia e o mais audacioso.
O Misiones on Line conclui o texto assim:
“Muitos desportistas, famosos, cientistas, políticos visitaram em mais de uma oportunidade as Cataratas do Iguaçu, localizadas em Puerto Iguazú, Misiones. Por que o chefe da droga perderia a oportunidade de conhecer uma das maravilhas do mundo?”
Pois é, mas conheceu as Cataratas do Iguaçu por Foz do Iguaçu, Paraná, para tristeza do pessoal do Misiones on Line.
Comentários estão fechados.