Projetos em conjunto contribuem para o fomento do controle social no município e à formação teórica e prática de professores e estudantes.
O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) e a UniAmérica Descomplica Centro Universitário firmaram termo de cooperação para o desenvolvimento em conjunto de projetos com a comunidade. O objetivo é envolver professores e estudantes a fim de ampliar as ações de controle social e cidadania em Foz do Iguaçu.
Com a parceria, acadêmicos da instituição de ensino superior poderão aprofundar os conhecimentos na área de formação e contribuir para atender às demandas do Observatório. Será possível dar maior capilaridade e visibilidade, entre a população, ao trabalho de monitoramento da aplicação dos recursos e da qualidade dos serviços públicos.
As ações serão realizadas pelo modelo de projeto integrador, metodologia interdisciplinar que enfatiza os saberes teóricos e práticos, estimulando a relação com a comunidade. As propostas poderão abranger desde ações em comunicação social, voltadas à divulgação institucional, até o monitoramento de obras públicas pelas engenharias, por exemplo.
“Como consagra a nossa Constituição, o poder emana do povo, por isso temos que exercê-lo. E o Observatório Social em Foz do Iguaçu é instrumento constituído que permite à sociedade cumprir esse papel”, ressaltou o presidente do OSB – FI, Danilo Vendruscolo. “Com a UniAmérica, damos mais um passo para fortalecer esse trabalho”, frisou.
“A direção da universidade demonstrou comprometimento em fortalecer o papel social da educação, envolvendo a comunidade acadêmica”, sublinhou. “É uma parceria que valoriza os nossos universitários, ávidos por fazer a diferença, mas principalmente a população iguaçuense, maior beneficiada pelo controle social dos recursos públicos”, finalizou Danilo.
Somar para fazer mais
O diretor-geral da UniAmérica Descomplica, Maurício Pedroso, enfatizou que o centro universitário mantém sintonia com o trabalho voluntário, a exemplo das iniciativas mantidas pelo Observatório Social. “Estimulamos nossos estudantes a contribuir com a coletividade, atuando em soluções e busca de melhorias para toda a sociedade iguaçuense”, salientou.
“Nossa parceria será de grande valia, pois temos uma diversidade de cursos de graduação, que poderão assimilar as demandas do Observatório Social”, destacou. “Entendemos que a função da educação é mais do que formar profissionais. Queremos cidadãos melhores e comprometidos com a sociedade”, declarou Maurício.
Educação e cidadania
Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças do OSB – FI, Walter Venson mencionou o potencial da entidade para construir uma sociedade melhor. “É um instrumento extraordinário porque não lida tão-somente com a aferição dos recursos públicos aplicados, mas também com qualidade dessa destinação, o que faz toda a diferença”, ponderou.
A pró-reitora de Relacionamento da UniAmérica Descomplica, Lucia Makhlouf, citou o potencial educativo das atividades de controle social. “São questões de cidadania, em que há o desenvolvimento de valores, o que é muito relevante. Estamos muito em linha na instituição com esse papel formador que está no espaço não escolar”, refletiu.
Parceria com a academia
A atuação em conjunto com a academia iguaçuense é uma decisão estratégica do Observatório Social em Foz do Iguaçu. A entidade mantém parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz) e Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas (UDC), além de entendimentos abertos para ampliar a cooperação com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Comentários estão fechados.