A Polícia Federal (PF) e a Casa da Moeda do Brasil iniciaram a emissão do novo passaporte brasileiro, em todo o país. A renovação faz parte dos investimentos constantes para aprimorar a segurança e facilitar procedimentos.
LEIA TAMBÉM: Brasil voltará a pedir vistos dos EUA e mais dois países, por reciprocidade
O novo documento de viagem internacional reúne maior número de elementos de segurança, expõe a PF. É visualmente mais bonito e inspirado nas riquezas e diversidade da cultura e natureza do país.
O novo passaporte “apresenta temas representativos de cada bioma pátrio”, informa o órgão. Vale reforçar que o item é essencial para viagens a outros países.
Não haverá alteração do valor da taxa de emissão de passaporte, que hoje é de R$ 257. Em Foz do Iguaçu, a PF mantém um posto para emissão do documento, sob agendamento, no Shopping Catuaí.
A sua emissão também deverá ocorrer, a partir do 1.º trimestre de 2024, nos consulados e representações brasileiras no exterior. Não é obrigatório fazer a atualização do passaporte atual.
O novo passaporte brasileiro conta com itens de segurança considerados muito avançados, conforme a Polícia Federal, que incluem:
- tecnologias de impressão e marca d’água aprimoradas;
- elementos de segurança holográficos;
- fio de segurança;
- chip eletrônico; e
- foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image).
E possuiu ainda “outros recursos de proteção contra falsificação no mais alto nível de segurança e qualidade”, avalia a PF. “O cidadão pode confiar na integridade de seu passaporte e na segurança que este proporciona.”
Novo passaporte
A nova versão do documento brasileiro foi inscrito em fóruns internacionais. Ele foi premiado pela High Security Printing como “O melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”.
Comentários estão fechados.