Confira o que ainda vem por aí do Natal de Águas e Luzes, a maior festa já feita em Foz do Iguaçu.
PARADA
Nesta quinta-feira, 9, tem desfile com Papai Noel, duendes, fadas e outros personagens desta época natalina, no centro de Foz, a partir das 19h30.
A Parada Um Encanto de Natal vai acontecer no cruzamento da Avenida Jorge Schimmelpfeng com a Avenida Brasil, e segue até a Rua Marechal Floriano Peixoto. A duração prevista é de uma hora.
O desfile, inédito, integra o Natal de Águas e Luzes, uma iniciativa da usina de Itaipu, Prefeitura, Fundo Iguaçu e parceiros.
Para garantir a segurança de quem acompanhar o desfile a pé, a Fundação Cultural e o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans estabeleceram uma série de alterações nas principais vias de circulação, desde esta quinta até o sábado, das 18h às 22h.
Na parte superior da Avenida Brasil, para quem trafegar no sentido cemitério/centro, o acesso estará permitido até o mastro da bandeira para retorno, ficando interditada a passagem pela avenida Jorge Schimmelpfeng.
Na parte inferior, continuação da Avenida Brasil até chegar à Schimmelpfeng, o tráfego de veículo poderá ser feito somente à direita, em direção à avenida JK.
A Avenida Jorge Schimmelpfeng será interditada entre as Ruas Benjamin Constant (Biblioteca Pública) e Rua Marechal Floriano Peixoto.
A Rua Almirante Barroso estará interditada entre as ruas Belarmino de Mendonça e Avenida Jorge Schimmelpfeng.
As interdições duram apenas o tempo da Parada de Natal, e o retorno dos artistas ao prédio da Fundação Cultural. As vias serão liberadas a partir das 22h.
ALAS TEMÁTICAS
A parada Um Encanto de Natal, da Cia Sorriso com Arte, é formada por alas temáticas, como a Ala das Águas, uma homenagem às Cataratas do Iguaçu.
Logo depois, a Ala da Luz remete ao nascimento do menino Jesus. Nas alas seguintes, símbolos como o Vale das Borboletas e o Pequeno Bosque levam a um passeio pela fauna e flora da região.
As crianças também terão participação fundamental numa ala dedicada a elas, simbolizando esperança e alegria.
PONTE DA AMIZADE
Também pela primeira vez, o Natal de Águas e Luzes promove uma integração da festa entre brasileiros e paraguaios, com a iluminação da Ponte da Amizade.
Os trabalhos na ponte serão concluídos até esta sexta-feira, 10, quando a iluminação será inaugurada.
As luzes vão trazer as cores das bandeiras do Brasil e do Paraguai, alternadamente, e outras composições, fazendo da Ponte da Amizade um cartão postal de dupla nacionalidade.
AVENIDA BRASIL
Além da decoração com pórticos e enfeites luminosos, a Avenida Brasil também terá uma programação cultural neste sábado, dia 11, dentro do Natal de Águas e Luzes.
A partir das 10h, a avenida vai receber os corais da Itaipu Binacional e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), apresentações de dança cultural gaúcha, bandas, oficinas, exposições de carros antigos, brinquedos infláveis para as crianças e outras atrações.
Desde 2019, os empresários da Avenida Brasil uniram-se para trazer às calçadas do Centro da cidade eventos e apresentações musicais, como forma de atrair e aproximar o público. Este ano, viram a oportunidade de “abraçar” o Natal de Águas e Luzes e oferecer mais atrativos no período de compras.
“Queríamos resgatar a importância histórica e cultural da avenida. Foi aqui que a cidade começou, então nada mais justo que lutarmos para que se transforme num lugar de turismo e lazer”, explicou Camile Safa Ludke, empresária da avenida, que integra o Núcleo Territorial da Avenida Brasil.
Para Maurício Costa, coordenador das ações e também empresário da avenida, 2021 permitiu maior união entre os integrantes do Núcleo, permitindo a retomada do movimento do comércio no local.
As ações consistem em fomentar o comércio não somente da avenida, mas também em seu entorno, e trazer melhorias, como o projeto de revitalização e novas parcerias. “A expectativa para 2022 é que seja um ano próspero e de muito cooperativismo, e todos se beneficiaram disso”, comemora Costa.
“Queremos que com este clima a gente volte a celebrar e viver a vida. Este movimento engloba muitas coisas, entre elas a humanização, aumento de fluxo, de venda, de contratação e do empreendedorismo, aliado ao lazer e à cultura”, comenta Camile.
HORÁRIO DO COMÉRCIO
A abertura das lojas será estendida até 20 horas até o dia 18 de dezembro. No domingo, 19, até 17 horas, e de 20 a 23 de dezembro, o comércio local estará aberto até 22 horas.
Dia 24, véspera de Natal, o comércio na avenida funcionará até 17h.
Comentários estão fechados.