Procon orienta sobre a artimanha no sistema que permite pagamentos e operações bancárias via celular; uma vítima perdeu R$ 20 mil.
Um novo golpe envolvendo o Pix preocupa as autoridades no Paraná. Desta vez, golpista se passa por gerente de banco e pede que a vítima faça transferências financeiras para “testes” em sua conta, alerta o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PR).
Segundo o órgão, essa nova fraude com o Pix, que permite pagamentos e operações bancárias via celular, já fez uma vítima em uma cidade paranaense, que perdeu R$ 20 mil. Trata-se de uma empresária que foi contata pelo celular.
“Uma pessoa afirmava ser o gerente do banco e que havia um problema no seu Pix. Ele pediu que essa empresária fizesse duas transferências”, descreveu Claudia Silvano, coordenadora do Procon. A empresária fez o solicitado e perdeu o dinheiro.
Nesse novo golpe, chama a atenção do órgão de defesa do consumidor que o golpista tenha informações sobre os dados bancários. O farsante “que se fez passar pelo gerente do banco sabia até o nome do gerente oficial da conta da cliente”, disse Claudia.
Quem aplica fraudes e golpes usa estratégias para obter informações confidenciais das pessoas. “Assim, achando que está falando com alguém confiável, a pessoa acaba passando seus dados, endereço, número do CPF e até o nome do gerente da conta bancária”, reforçou a Agência Estadual de Notícias.
Prevenção e cuidados são necessários para evitar cair em falcatruas. É preciso saber sempre que “o banco não entra em contato fazendo esse tipo de abordagem. Ou se entrar em contato, o cidadão deve ter em mente que deve conhecer bem essa pessoa e já ter um relacionamento anterior”, orientou Claudia Silvano.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Comentários estão fechados.