A Itaipu Binacional está preparando uma grande surpresa para presentear a população e os turistas que visitam Foz do Iguaçu: a mais inovadora e sustentável festa natalina já feita pela usina.
O terreno da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe será o ponto focal da programação do Natal de Luzes, que prevê projeção mapeada diária, sempre das 20h às 24h, mesclando a história de Foz, seus atrativos, a diversidade de etnias e a magia da festa natalina.
A mudança de endereço, do Gramadão da Vila A para as instalações da Catedral, se deve ao início das obras naquele espaço, agora em outubro.
A programação está prevista para começar no dia 5 de dezembro e se estender até o dia 21.
Surpresa e aproximação
Para o padre Clodoaldo Isidoro Frassetto, a escolha da área da catedral foi uma grata surpresa e uma grande oportunidade para se aproximar mais da comunidade. O local, pouco a pouco, está virando um ponto de turismo religioso. “Num momento de pandemia, todos precisam de mensagens de amor e renovação. E é isso que queremos passar para as pessoas”, afirma.
“Tudo está sendo preparado com muito carinho, como uma mensagem de esperança para nossa gente que tanto trabalha e merece também momentos de magia e reflexão”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.
Projeção
A técnica de projeção mapeada permite lançar imagens em uma estrutura tridimensional, que antes é mapeada por um software. Enquanto a projeção plana não permite a manipulação da luz, a mapeada – ou video mapping – permite que a luz seja direcionada exatamente para a área que receberá o conteúdo visual, criando a ilusão de que o vídeo se encaixa na estrutura.
Na Catedral, a projeção será feita em três faces – frontal e duas laterais -, em diferentes ângulos e perspectivas, por isso será possível ver o espetáculo de diversos pontos da cidade ou no próprio local.
Além do mapeamento, a área da Catedral receberá decoração temática de luzes, com Papai Noel, bola colorida gigante e outros brinquedos, além de barraquinhas de artesanato.
Todos os protocolos sanitários estão sendo adotados para evitar aglomeração. “É um evento cristão, mas que, sem dúvida, encanta a todos. É uma festa para toda a família”, acrescenta Silva e Luna.
Comentários estão fechados.